Com a recente divulgação dos dados de alertas de desmatamento na Amazônia Legal referentes ao mês de novembro e dezembro, foi possível organizar as informações de 2011, que podem ser visualizadas em gráficos e mapas interativos. No vídeo abaixo, mostramos quais os dados disponibilizados neste post, além de mostrar algumas tendências demonstradas no desmatamento da Amazônia no ano passado.
Os dados são provenientes do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e foram baixados no site do programa no seguinte endereço http://www.obt.inpe.br/deter/indexdeter.php. É importante frisar que estes dados são indicativos do total desmatado na Amazônia Legal, e são influenciados pela cobertura de nuvens da região. Os dados que são utilizados na contagem da taxa oficial do desmatamento na Amazônia são gerados pelo PRODES e também podem ser acessados pelo site do INPE.
Download: Arquivo Google Earth com todos os dados (KMZ 538 kb)
Visualização da lista de 234 munícipios que registraram desmatamentos acima de 6,25 hectares. Utilize o mouse para ver o número de alertas por cada município.
No gráfico abaixo, a visualização das bases operativas que mais acumularam áreas desmatadas, segundo os dados do DETER. Utilize o mouse sobre as colunas para ver os dados exatos.
Você pode fazer o download dos dados brutos no site do Deter
Tabela de munícipios com maior número de alertas (CSV – 6k)
Tabela de bases operativas com maiores áreas de desmatamento acumulados (CSV -1k)
Para ler as matérias sobre a divulgação dos dados do desmatamento
Março – Desmatamento cai em março na Amazônia Legal
Abril – Dispara o desmatamento no Mato Grosso em abril
Maio – Desmatamento no Brasil: redução pontual, aumento global
Junho – Amazônia Legal soma 99km2 de desmatamento em junho
Julho – Desmatamento da Amazônia cai em julho
Agosto – Para Inpe, desmatamento da Amazônia cai 38%
Setembro – Desmatamento teve queda em setembro de 46%
Outubro – Deter: desmatamento tem nova alta
Novembro e Dezembro – Deter divulga números de novembro e dezembro
Veja também:
Infográfico: A evolução do desmatamento na Amazônia brasileira
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil deve reforçar planejamento para enfrentar novo ciclo de El Niño e eventos extremos
Independentemente de partidos, ideologias ou preferências pessoais, candidatos precisam compreender que a adaptação às mudanças climáticas deixou de ser apenas uma questão ambiental →
Um Dia no Parque: mais de 300 áreas protegidas abrem as portas no próximo final de semana
Com atividades gratuitas, programação do evento que celebra unidades de conservação do país inclui desde visitas guiadas, observação de aves e palestras até práticas esportivas →
Revisar a CONAMA 430 é proteger a água, a vida e o futuro
A sociedade espera uma norma mais moderna, mais transparente e mais protetiva. Não podemos permitir que interesses econômicos comprometam a qualidade das águas e a saúde das futuras gerações →

