O gelo e a neve ao redor do planeta

Calotas polares, blocos de gelo continentais, montanhas glaciais, geleiras marítimas, lagos e rios gelados. Do espaço, a belezas de nossa Criosfera.

6 de maio de 2012 · 11 anos atrás

Os cientistas classificam a Terra em cinco esferas, sendo a quinta delas chamada de Criosfera. Ela é constituida por regiões da superfície do planeta permanentemente cobertas por neve e gelo pela parte do solo que contem gelo. A Criosfera cobre 10% da superfície terrestre, com enorme importância na regulação dos processos hídricos e atmosféricos. Na Criosfera, cerca de 2% de toda água da Terra está congelada, e a mesma representa 80 % de toda água doce do planeta.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver o espetáculo criado pelo gelo e pela neve quando vistos do espaço.