Volney Zanardi é o novo presidente do Ibama. O novo presidente, que deixa o cargo de diretor do Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente, substitui Curt Trennepohl, que pediu exoneração para cuidar de problemas na saúde. O ex-presidente estava licenciado há mais um mês da presidência do Instituto.
Zanardi é funcionário de carreira da Agência Nacional das Águas (ANA) e atuou no Ibama como coordenador-geral de Licenciamento Ambiental no ano de 2003. Depois disso, assumiu o de direção do Departamento de Articulação Institucional no Ministério do Meio Ambiente (MMA). No Ministério, foi também diretor do Departamento de Articulação Institucional e de Economia e Meio Ambiente.
Antes de assumir a presidência do Ibama, Zanardi, que também é afiliado ao PT, ocupava o cargo de diretor do Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva do MMA e de Secretário-Executivo substituto, trabalhando diretamente com a ministra Izabella Teixeira.
Formado em engenharia química, Volney Zanardi é mestre em Ecologia e doutor em Ciências Ambientais. Sua nomeação para o cargo saiu nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União.
Leia também

Consulta pública do MMA busca definir novo Plano de Dados Abertos
Cidadãos e organizações podem participar da elaboração do PDA até 21 de maio de 2025. Objetivo é dar maior transparência e acessibilidade dos dados ambientais →

Alertas de desmatamento na Amazônia aumentam 55% em abril
Apesar da taxa do Deter no acumulado do ano mostrar estabilidade, com queda de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, alta do desmatamento na Amazônia em abril liga alerta →

A tragédia do plástico num santuário de aves marinhas
Esse e outros resíduos já contaminaram animais e ambientes na Baía de Paranaguá, de praias a ilhas e unidades de conservação →