Notícias

Dicas de domingo (17/06)

Nesse domingo, os oceanos tomaram conta da nossa programação. São debates e exposição que mostram a importância do chamado planeta azul.

Redação ((o))eco ·
17 de junho de 2012 · 14 anos atrás

Nesse domingo, ((o))eco se pintou de azul e preparou dicas para o leitor que quiser entender porque os oceanos, mares e rios são tão importantes para a manutenção da vida na terra. Os chamados planetas azuis farão parte de uma programação intensa, na Cúpula dos Povos. São oito eventos, todos concentrados no mesmo local, mas em horários diferentes, no pavilhão azul da cúpula, do lado do Museu de Arte Moderna (MAM). Confira!

A Cúpula dos Povos acontece no Aterro do Flamengo de 15 a 23 de junho
A Cúpula dos Povos acontece no Aterro do Flamengo de 15 a 23 de junho

A programação se inicia com o coordenador do projeto Rios que voam, Gerard Moss, às 10h da manhã desse domingo.

Ao meio dia, haverá apresentação e debate com Water Retention Landscapes.

Às 13h, é a vez do artista plástico Michel Groissman, junto com o coletivo Desmapas apresentarem sua visão sobre o tema planeta azul no filme/performance “sirva-se”.

A France Libertés e os Mensageiros da Água coordenam, às 14h, uma roda de conversa com o tema: “Água, nosso bem comum”. Uma hora depois, a “agenda dos Oceanos na Rio+20” é que estará em debate.

No meio da tarde, às 16h, a roda de conversas se voltará para um problema ambiental que faz parte da vida do carioca: a “Baía de Guanabara: Ação da sociedade civil e das comunidades” pretende discutir o que a sociedade civil pode fazer pela Baía.

Às 17h, será a exibição do filme “Silent Snow”. Neve silenciosa, uma viagem científica ao ártico, para investigar a deterioração e contaminação por causa de produtos químicos.

Por fim, às 18h30, logo após a exibição do filme, haverá o lançamento oficial da Exposição “Água Rios e Povos” e o encontro com Pedro Arrojo, criador da exposição.

Os detalhes estão na tabela e os locais no mapa. Quando é possível verificar, indicamos também se haverá transmissão ao vivo pela net.

Local Hora Transmissão ao vivo Temas Instituição Promotora Palestrantes Nome ou Descrição
Pavilhão Azul 10h  Clique aqui Formação de chuvas Cúpula dos Povos Gerard Moss Rios que voam
Pavilhão Azul 12h  Clique aqui Oceanos Cúpula dos Povos Water Retention Landscapes Apresentação e Debate
Pavilhão Azul 13h  Clique aqui Mostra Cúpula dos Povos Michel Groissman e Coletivo Desmapas Filmes – Perfomance: “Sirva-se”
Pavilhão Azul 14h  Clique aqui Água Cúpula dos Povos  France Libertés; Mensageiros da Água Rodas de conversa – “Água,  nosso bem comum”
Pavilhão Azul 15h Clique aqui Água Cúpula dos Povos Tara Expeditions Rodas de conversa – “A agenda dos Oceanos na Rio+20”
Pavilhão Azul 16h Clique aqui Água Cúpula dos Povos Instituto Grael Rodas de Conversa – Baía de Guanabara: Ação da sociedade civil e das comunidades
Pavilhão Azul 17h Clique aqui Poluição Cúpula dos Povos   Filme: “Silent Snow”
Pavilhão Azul 18h30 Clique aqui Exposição Cúpula dos Povos Pedro Arrojo, criador da exposição Lançamento oficial da Exposição  “Água Rios e Povos”


Clique para ampliar

Leia também

Notícias
9 de fevereiro de 2026

Palmeira “albina” intriga pesquisadores em reserva do Acre

Exemplar da palmeira ouricuri sem clorofila está sendo monitorada por servidores do ICMBio. Objetivo é identificar desenvolvimento e tempo de sobrevivência

Salada Verde
9 de fevereiro de 2026

MPF pressiona por ordenamento em área esquecida do Parque Nacional da Tijuca

Sem ações de fiscalização há pelo menos uma década, Morro Cardoso Fontes sofre com práticas irregulares de grupos religiosos, desmatamentos e queimadas

Reportagens
9 de fevereiro de 2026

Mudanças na polícia ambiental do RJ podem tirar efetivo das ruas, alertam especialistas

Fontes ouvidas por ((o))eco dizem que novos batalhões geram demandas administrativas que podem prejudicar patrulhamento; PMERJ diz que fará “remanejamento interno” para dar conta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.