Notícias

Dicas de domingo (17/06)

Nesse domingo, os oceanos tomaram conta da nossa programação. São debates e exposição que mostram a importância do chamado planeta azul.

Redação ((o))eco ·
17 de junho de 2012 · 14 anos atrás

Nesse domingo, ((o))eco se pintou de azul e preparou dicas para o leitor que quiser entender porque os oceanos, mares e rios são tão importantes para a manutenção da vida na terra. Os chamados planetas azuis farão parte de uma programação intensa, na Cúpula dos Povos. São oito eventos, todos concentrados no mesmo local, mas em horários diferentes, no pavilhão azul da cúpula, do lado do Museu de Arte Moderna (MAM). Confira!

A Cúpula dos Povos acontece no Aterro do Flamengo de 15 a 23 de junho
A Cúpula dos Povos acontece no Aterro do Flamengo de 15 a 23 de junho

A programação se inicia com o coordenador do projeto Rios que voam, Gerard Moss, às 10h da manhã desse domingo.

Ao meio dia, haverá apresentação e debate com Water Retention Landscapes.

Às 13h, é a vez do artista plástico Michel Groissman, junto com o coletivo Desmapas apresentarem sua visão sobre o tema planeta azul no filme/performance “sirva-se”.

A France Libertés e os Mensageiros da Água coordenam, às 14h, uma roda de conversa com o tema: “Água, nosso bem comum”. Uma hora depois, a “agenda dos Oceanos na Rio+20” é que estará em debate.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



No meio da tarde, às 16h, a roda de conversas se voltará para um problema ambiental que faz parte da vida do carioca: a “Baía de Guanabara: Ação da sociedade civil e das comunidades” pretende discutir o que a sociedade civil pode fazer pela Baía.

Às 17h, será a exibição do filme “Silent Snow”. Neve silenciosa, uma viagem científica ao ártico, para investigar a deterioração e contaminação por causa de produtos químicos.

Por fim, às 18h30, logo após a exibição do filme, haverá o lançamento oficial da Exposição “Água Rios e Povos” e o encontro com Pedro Arrojo, criador da exposição.

Os detalhes estão na tabela e os locais no mapa. Quando é possível verificar, indicamos também se haverá transmissão ao vivo pela net.

Local Hora Transmissão ao vivo Temas Instituição Promotora Palestrantes Nome ou Descrição
Pavilhão Azul 10h  Clique aqui Formação de chuvas Cúpula dos Povos Gerard Moss Rios que voam
Pavilhão Azul 12h  Clique aqui Oceanos Cúpula dos Povos Water Retention Landscapes Apresentação e Debate
Pavilhão Azul 13h  Clique aqui Mostra Cúpula dos Povos Michel Groissman e Coletivo Desmapas Filmes – Perfomance: “Sirva-se”
Pavilhão Azul 14h  Clique aqui Água Cúpula dos Povos  France Libertés; Mensageiros da Água Rodas de conversa – “Água,  nosso bem comum”
Pavilhão Azul 15h Clique aqui Água Cúpula dos Povos Tara Expeditions Rodas de conversa – “A agenda dos Oceanos na Rio+20”
Pavilhão Azul 16h Clique aqui Água Cúpula dos Povos Instituto Grael Rodas de Conversa – Baía de Guanabara: Ação da sociedade civil e das comunidades
Pavilhão Azul 17h Clique aqui Poluição Cúpula dos Povos   Filme: “Silent Snow”
Pavilhão Azul 18h30 Clique aqui Exposição Cúpula dos Povos Pedro Arrojo, criador da exposição Lançamento oficial da Exposição  “Água Rios e Povos”


Clique para ampliar

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
6 de abril de 2026

Há 80% de chance de um El Niño na segunda metade de 2026, diz Cemaden

Última ocorrência, entre 2023 e 2024, fez o país registrar seca extrema no Norte e chuvas torrenciais no Sul. Segundo previsão, El Niño teria intensidade entre moderada e forte

Salada Verde
6 de abril de 2026

((o))eco realiza 1º encontro de membros nesta terça

Evento online, exclusivo aos apoiadores de ((o))eco, será oportunidade de conhecer bastidores, discutir a cobertura ambiental e ter um diálogo direto com repórter

Salada Verde
6 de abril de 2026

Rodrigo Agostinho deixa o Ibama após 3 anos

Saída ocorre em meio ao calendário eleitoral e encerra ciclo iniciado em 2023; Gestão teve foco no fortalecimento da fiscalização ambiental do órgão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.