Notícias

Dicas de terça (19/06)

Selecionamos 6 eventos como os destaques dessa terça-feira. Rodas de debates no MAM, discussões na Cúpula dos Povos e mais. Confira!

Redação ((o))eco ·
19 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Segurança alimentar, direitos humanos, futuro dos combustíveis, discussão sobre energia limpa. Esses são os temas em destaques na nossa lista dessa terça-feira. Faltam quatro dias para acabar a Rio+20, aproveite!

O Parque dos Atletas é um espaço repleto de atividades e faz parte dos locais oficiais da Rio+20
O Parque dos Atletas é um espaço repleto de atividades e faz parte dos locais oficiais da Rio+20

O futuro dos combustíveis será discutido no estande da General Electric (GE), no Parque dos Atletas, Barra da Tijuca. O evento vai das 13h30 às 15h30. Meia hora depois, no mesmo espaço, será o futuro da água que será discutido. Local: Parque dos Atletas (Avenida Salvador Allende, Barra da Tijuca, em frente ao Riocentro).

No começo da manhã, às 9h, a tenda 10 da Cúpula dos Povos coloca o dedo na ferida e debate energia limpa, impacto ambiental e direitos humanos. “Hidrelétricas – desconstruindo o mito da energia limpa: a ameaça ao futuro da Amazônia, seus rios e seus povos”. 

Na Arena Socioambiental, que funciona no MAM até o dia 22 de junho, dois eventos são destaques nessa terça-feira. O primeiro, “os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável”, tem tudo a ver com a Rio+20. Em 92, a declaração final da Cúpula da Terra colocou os direitos humanos no centro das preocupações com o desenvolvimento sustentável. Como esse conjunto de direitos tem sido tratados 20 anos depois? Fazem parte da roda de debates a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social; Flávia Piovesan, procuradora; e Roberto Caldas, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A mesa de debates vai das 14h30 às 16h30, com a mediação de Beliza Ribeiro.

O segundo encontro destacado da Arena Socioambiental é “segurança e soberania alimentar”, cujo tema é um dos tópicos centrais das metas de desenvolvimento sustentável, em discussão no Riocentro. Das 17h30 às 19h30, será discutido o conceito de soberania alimentar, produção de alimentos de forma sustentável e acesso de alimentos aos povos. O debate contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Sérgio Jamil Maluf; da diretora internacional de programas do IATP (Institute for Agriculture and Trade Policy), Karen Hansen-Kuhn (webconferência); e de Esther Peninua, secretária geral da AFA (Asian Farmer’s Association), uma aliança regional de dez organizações nacionais de agricultores de oito países diferentes no Sudeste e Norte da Ásia com cerca de dez milhões membros entre agricultores familiares, pescadores e povos indígenas. A mesa será mediada pelo jornalista Leonardo Sakamoto.

A Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, oferece muitas opções de eventos ao longo do dia
A Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, oferece muitas opções de eventos ao longo do dia

Ainda falando de alimentos, a Cúpula dos Povos, que fica do lado do MAM, onde está acontecendo a Arena Socioambiental, terá o debate “Práticas para uma alimentação sustentável: da produção ao consumo e ao destino dos alimentos”. A discussão começará no mesmo horário do debate da Arena, das 17h30 às 19h30. O jeito é escolher qual das duas vale mais a pena participar.

A cúpula dos povos divulga toda manhã a agenda do dia, confira aqui.

Os detalhes estão na tabela e os locais no mapa. Quando é possível verificar, indicamos também se haverá transmissão ao vivo pela net.

Local Hora Transmissão ao vivo Temas Instituição Promotora Palestrantes Nome ou Descrição
Parque dos Atletas 13h30 às 15h30   Combustíveis General Electric (GE)   O Futuro dos Combustíveis
Parque dos Atletas 16h às 18h   Água General Electric (GE)   O Futuro da Água
MAM 14h30 às 16h30 Clique aqui Desenvolvimento Sustentável Governo Brasileiro Ministra Maria do Rosário;  o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho; Pierre Calame; a procuradora Flávia Piovesan; Roberto Caldas, juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos Direitos humanos e o desenvolvimento sustentável
MAM 17h30 às 19h30 Clique aqui Segurança Alimentar Governo Brasileiro Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; do ex-presidente do Consea, Renato Sérgio Jamil Maluf; da diretora internacional de programas do IATP (Institute for Agriculture and Trade Policy), Karen Hansen-Kuhn (webconferência); e de Esther Peninua, Secretária‐Geral da (Asian Farmer’s Association). Segurança e Soberania Alimentar
Cúpula dos Povos – Tenda 10 09h às 11h Clique aqui Energia Aliança dos Rios da Amazônia   Hidrelétricas – desconstruindo o mito da energia limpa: a ameaça ao futuro da Amazônia, seus rios e seus povos
Cúpula dos Povos – Tenda E 17h30 às 19h30 Clique aqui Agricultura Sustentável Slow Food   Práticas para uma alimentação sustentável: da produção ao consumo e ao destino dos alimentos


Clique para ampliar

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.