Notícias

Ameaçados: mobilização em favor do povo Suruí

Através de petição online, campanha internacional divulga situação vivida pelo povo Paiter-Suruí, ameaçados de morte por madeireiros.

Redação ((o))eco ·
7 de agosto de 2012 · 13 anos atrás
Suruís são reconhecidos internacionalmente por criar mecanismos financeiros de REDD e vender créditos de carbono. (Foto: Divulgação Metareilá/Povo Paiter-Surui)
Suruís são reconhecidos internacionalmente por criar mecanismos financeiros de REDD e vender créditos de carbono. (Foto: Divulgação Metareilá/Povo Paiter-Surui)

 
Carta aberta, matérias na imprensa, mobilização nas redes sociais. Tudo já foi feito, sem sucesso, para tentar pressionar o governo federal a proteger o povo Paiter-Suruí e seu líder, o cacique Almir Suruí, ameaçado de morte por denunciar desmatamento ilegal dentro das terras indígenas. Por isso, a Ong internacional Avaaz lançou uma petição online para “potencializar a mobilização pública contra a situação caótica que ocorre agora na Terra Indígena Sete de Setembro”.
 
Os Suruís se notabilizaram por projetos para manter a floresta em pé, como a venda de carbono, com a qual pretendem gerar renda para preservar seu modo de vida.  A prevenção e controle do desmatamento na terra Sete de Setembro incomodam os madereiros locais. As ameaças de morte atribuídas a eles acontecem desde 2003, mas se intensificaram nos últimos meses.
 

Após o recolhimento das assinaturas, a petição será entregue ao Ministro da Justiça,  José Eduardo Cardozo; à presidente da Funai, Marta do Amaral Azevedo e a Diretoria Geral da Polícia Federal.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.