Notícias

Fogo em Quito e no Equador: vizinhos ajudam no combate

Nove províncias e encostas em torno da capital sofrem com queimadas. Venezuela, Colômbia e Brasil enviam helicópteros e aviões para ajudar.

Giovanny Vera ·
20 de setembro de 2012 · 13 anos atrás

O fogo já arrasou cerca de 9.000 hectares no país, disse a Ministra de Ambiente do Equador. Crédito: Ministério Ambiente Equador
O fogo já arrasou cerca de 9.000 hectares no país, disse a Ministra de Ambiente do Equador. Crédito: Ministério Ambiente Equador

Quito — Na segunda-feira passada, quase ao meio dia, eu estava chegando de avião na bela Quito, capital do Equador. Minha recordação era de um céu bem azul, como aquele me recebeu na última vez que estive nesta cidade, no ano passado.

No entanto, desta vez foi diferente. Pouco antes do pouso, vi uma enorme quantidade de fumaça que surgia da própria cidade de Quito e a cobria. A maior surpresa foi descobrir que era um incêndio florestal em uma área arborizada nas montanhas da cidade. O impacto só aumentou quando vi um helicóptero se aproximando da zona em chamas com uma espécie de bolsa cheia d’água, chamada bambi bucket, em seguida, despejando seu conteúdo na tentativa de abafar o fogo.

Quito está queimando, e também o Equador. De acordo com a mídia equatoriana, os incêndios ocorrem em vários pontos do país devido a uma forte onda de calor, somados a pouca umidade, ventos fortes e à mão do homem, que faz fogo para limpar o campo.

Colômbia e Venezuela mandaram helicópteros para ajudar no combate ao fogo. Crédito: Ministério Ambiente Equador
Colômbia e Venezuela mandaram helicópteros para ajudar no combate ao fogo. Crédito: Ministério Ambiente Equador
Em Quito, helicópteros se abastecem em rios da região. Clique para ampliar. Crédito: Ministério Ambiente Equador
Em Quito, helicópteros se abastecem em rios da região. Clique para ampliar. Crédito: Ministério Ambiente Equador

Ontem, em entrevista coletiva, Marcela Aguiñaga, Ministra de Ambiente do Equador, informou que até o momento, os incêndios afetaram 9.000 hectares, 1.100 dentro de unidades de conservação. Eles são um problema em 9 das 24 províncias equatorianas, as quais estão em estado de emergência por conta das queimadas.

Neste cenário, o governo equatoriano conseguiu a ajuda de 2 helicópteros colombianos e 2 venezuelanos, que se juntaram às 20 aeronaves equatorianas. Ainda se espera a confirmação da chegada de um avião-tanque do Brasil. Por fim, há quase 3.000 membros das Forças Armadas combatendo o fogo no país.

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Análises
23 de maio de 2025

Pela transição energética Norte-Sul pactuada na COP30

Uma tal prioridade técnico-econômica tanto levaria à substituição mais rápida das fontes energéticas predominantes, quanto ampliaria o leque das demais renováveis e superaria o impasse Norte-Sul

Análises
23 de maio de 2025

A importância da rede de colaboração em prol da conservação dos manguezais no litoral norte do Paraná

Como organizações, comunidades e governo vêm integrando ações de monitoramento, pesquisa científica e restauração de manguezais, que impulsionam políticas públicas e a prática da economia restaurativa no litoral norte do Paraná

Notícias
22 de maio de 2025

Governo, ongs e sociedade civil se manifestam contra aprovação do PL do Licenciamento

"Retrocesso sem precedentes" é a definição que autoridades e especialistas em meio ambiente e clima usaram em relação ao projeto votado pelos senadores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.