Notícias

Neste domingo começa o CBUC e ((o))eco estará lá

Em Natal (RN), começa a 7ª edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), reunindo especialistas e gestores de áreas protegidas

Fabíola Ortiz ·
23 de setembro de 2012 · 12 anos atrás

A partir deste domingo, 23, ((o))eco desembarca em Natal para acompanhar o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC). Criado em 1997 pela Fundação Grupo Boticário, o CBUC segue para a sua sétima edição e já se consolidou como evento marcante na discussão de questões que envolvem áreas protegidas, gestão e desenvolvimento das unidades de conservação.

Nossos leitores podem esperar reportagens, assistir vídeos e podcasts com entrevistas, além de acompanhar no Twitter a cobertura in loco dos repórteres de ((o))eco. As atividades acontecerão no centro de convenções da capital do Rio Grande do Norte.

O tema do evento será Áreas protegidas: um oceano de riquezas e biodiversidade, e ele reunirá, ao longo dos seus cinco dias, cerca de 1.000 participantes para assistir e debater mais de 50 palestras. “O diferencial do congresso é que sempre fazemos uma abordagem transversal às áreas protegidas para ampliar o debate. O destaque deste ano será a conservação de áreas marinhas. No mar, a gente tem muito menos informação e menos inventários de biodiversidade”, disse a ((o))eco Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário e coordenadora geral do VII CBUC.

Segundo Nunes, a preocupação “é que as questões discutidas sejam postas em prática. Levamos pesquisadores, acadêmicos que vão apresentar dados científicos concretos, mas também representantes do Ministério do Meio Ambiente, gestores estaduais e municipais que podem trazer soluções”.

Biodiversidade, mudanças climáticas e pré-sal entre os temas

Para cada dia do congresso, um tema específico permeará as mesas, seminários e painéis. Na segunda-feira, 24, o tema será biodiversidade e desenvolvimento econômico e contará com a presença de pesquisadores como Carlos Eduardo Young, do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); assim como a representante do Kenya Wildlife Service, a queniana Munira Anyonge Bashir, que falará sobre a experiência de seu país. Stephen Mangi, do Laboratório Marinho de Plymouth, no Reino Unido, discutirá ferramentas para manejo de pesca e os benefícios econômicos das áreas protegidas marinhas.

Na terça-feira, 25, a relação entre as mudanças climáticas globais e a diversidade biológica norteará as discussões do dia. O biólogo Paulo Antunes Horta Junior, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) falará sobre o aquecimento global e as consequências das mudanças das correntes marítimas sobre a biodiversidade marinha.

Já o fundador da ONG americana Skytruth, John Amos, abordará os impactos ao meio ambiente a partir da exploração de petróleo no pré-sal brasileiro e águas profundas, além de recentes incidentes internacionais. Amos chamará atenção para os riscos de derramamento de óleo em plataformas marítimas. Foi a Skytruth quem alertou as autoridades brasileiras sobre o vazamento de óleo na plataforma da Chevron no campo de Frade, na bacia de Campos, em novembro de 2011 na costa brasileira.

Modelos de gestão de áreas protegidas

O quarto dia de congresso terá mesas voltadas para discutir as estratégias e modelos de gestão de áreas protegidas. Robert Williams da Sociedade Zoológica de Francfort, no Peru, vai expor o exemplo peruano, e Roberto Ricardo Vizentin, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, falará sobre a gestão brasileira. Já James Barborak, pesquisador da Universidade do Estado de Colorado, se concentrará nos modelos internacionais.

A quarta-feira terá ainda na programação o painel do ecologista indiano Sarat Babu Gidda, que há mais de 25 anos atua em conservação da biodiversidade e manejo de recursos naturais, para falar sobre a Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica (CDB) da qual o Brasil é signatário. O documento estabelece metas como ampliar, até 2020, a proteção em 17% das áreas terrestres e 10% de áreas marinhas e costeiras que deverão ser conservadas por meio de sistemas de áreas protegidas.

O último dia do CBUC enfatizará os desafios para atingir estas metas, como a de número 11, que trata dos ambientes terrestres, costeiros e marinhos. Para fechar o congresso, a representante do Ministério do Meio Ambiente, Ana Paula Leite Prates, participará do debate ao lado de membros do terceiro setor, como a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Britto.

Programação paralela

Em paralelo ao CBUC, acontecerá o III Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a IV Mostra de Conservação da Natureza, aberto ao público, com dez expositores para apresentar as ações que empreendem na área ambiental.

A ONG União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) irá apresentar os resultados do ‘World Conservation Congress 2012’, um dos maiores eventos do mundo sobre proteção ambiental, realizado de 6 a 15 de setembro, na Coreia.

Após as mesas e debates, o CBUC terá também programação de lançamentos como o da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), que lancará o livro “Gestão Participativa em Unidades de Conservação: uma experiência na Mata Atlântica”.

O WWF-Brasil lançará “Gestão de Unidades de Conservação: compartilhando uma experiência de capacitação”. No dia 25, será a vez da Editora Fundação Brasil Cidadão com “Conservação da Natureza – e eu com isso?”, “Atlas de Icapuí” e o “Guia de Plantas Visitadas por Abelhas na Caatinga”.

  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.