Notícias

Helicóptero do Ibama sofre sabotagem no Mato Grosso

Órgão ambiental acionou Polícia Federal ao constatar que uma das aeronaves usadas na fiscalização teve os fios do motor cortados com alicate.

Daniele Bragança ·
3 de outubro de 2012 · 12 anos atrás
Acima, helicóptero usado em fiscalização foi sabotado em Mato Grosso. Foto: Nicélio Silva - Ascom Ibama/MT.
Acima, helicóptero usado em fiscalização foi sabotado em Mato Grosso. Foto: Nicélio Silva – Ascom Ibama/MT.

Um helicóptero do Ibama, usado na fiscalização contra desmatamento, sofreu sabotagem no início de setembro.  A Polícia Federal está investigando o crime. Os responsáveis pela sabotagem poderão responder por tentativa de homicídio e atentado contra a segurança do transporte aéreo.

Tudo foi descoberto depois que o computador da aeronave identificou uma problema durante a decolagem no aeroporto de Sinop, no Mato Grosso. O mecânico verificou que os fios responsáveis pela potência das hélices do helicóptero foram cortados com um alicate. Não fosse o alerta eletrônico, o helicóptero poderia ter caído.

O helicóptero realizava sobrevoos diários de reconhecimento nas áreas identificadas pelo Sistema Deter, do INPE. Em agosto, o Deter detectou um aumento de 220% sobre o mesmo mês do ano passado na região amazônica. Para coibir esse aumento, o Ibama deflagrou a Operação Soberania Nacional, que reúne centenas de fiscais, advindos de vários estados, para combater o aumento o desmatamento no Mato Grosso e Pará. No auge da operação, estavam em campo 250 fiscais do Ibama.

Funciona assim: a partir da análise de imagens de satélite, o Deter (Detecção de desmatamento em tempo real) envia alertas que podem ser até diários ao Ibama. Com o local mapeado, o helicóptero é enviado para sobrevoar o local e, confirmado o problema, passar uma mensagem de rádio às equipes que farão a abordagem por terra. Para a tarefa, o Ibama conta com 105 veículos adaptados ao solo amazônico. Mais de 70% das imagens detectadas em agosto pelo satélite já foram fiscalizadas com o uso do helicóptero e das equipes em terra.

A sabotagem ocorreu no começo do mês de setembro, mas foi divulgada somente ontem pelo Ibama. A Polícia Federal é a responsável pelo inquérito. Depois de uma perícia, para coletar possíveis impressões digitais, o helicóptero voltou ao uso.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
26 de setembro de 2024

Por um voto, proposta de criação do Santuário de Baleias no Atlântico Sul é rejeitada

Mudança de voto de Benin e Costa do Marfim fez o refúgio livre de caça não ser aprovado (mais uma vez) na Comissão Internacional da Baleia. Colegiado exige 75% de votos dos países presentes

Chapada_dos_Veadeiros_18
Análises
26 de setembro de 2024

Turismo de natureza no Cerrado: uma oportunidade

A visitação de áreas naturais é um caminho importante para gerar a valorização do Cerrado e promover renda e qualidade de vida atrelada à conservação

Colunas
26 de setembro de 2024

O que exigir de nossos candidatos municipais?

Criação de parques lineares, controle de poluição sonora e visual são temas da competência das prefeituras e câmaras de vereadores

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.