Papa-piri: o pequeno que gosta de aparecer

O homenageado do ((o))eco esta semana é o papa-piri, um pássaro fácil de avistar com 8 cores espalhadas pelo corpo. Foto: Renato Grimm/Avistar

9 de novembro de 2012 · 9 anos atrás
Esta semana ((o))eco homenageia o papa-piri (Tachuris rubrigastra), um pássaro também conhecido como bonito-do-piri. Piri em tupi significa “vegetação de brejo” e é uma referência direta ao habitat dessa espécie, que também pode ser encontrada em juncais. É com as folhas de junco que o papa-piri constrói seu ninho. Na hora que bate a fome, ele come insetos.

É um pássaro fácil de avistar, que voa a baixa altura e que gosta de pousar em locais abertos. Nada mais justo, afinal, com tanta beleza deve mesmo exibi-la. No seu pequeno corpo de cerca de 11 centímetros há 8 cores: as costas são verdes, a cabeça é negra com laterais azuis, topo vermelho e uma longa linha amarela próxima aos olhos. A garganta é quase branca e a barriga é de um amarelo forte. Para completar, as asas são negras com faixas brancas.

No momento, o papa-piri não corre risco de extinção. Ele vive pelo sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas também pode ser encontrado no Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Foto: Renato Grimm/Avistar