Notícias

Jacaretinga: o impiedoso jacaré-de-óculos

De olhos bem abertos, nosso animal da semana sorrateiramente estuda a sua próxima refeição. É um exímio caçador. Foto de Ruben Undheim.

Rafael Ferreira ·
18 de janeiro de 2013 · 14 anos atrás
Jacaretinga à espreita. Foto: Rubben Undheim
Jacaretinga à espreita. Foto: Rubben Undheim

Nos rios e lagos de água doce ao sul do México, da América Central e do noroeste da América do Sul, o Jacaretinga (Caiman crocodilus) é abundante. No Brasil, habita a região Norte, vivendo nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco e, no Centro-Oeste, nas bacias dos rios Araguaia e Tocantins. Quando se fala em jacaré, provavelmente se referem ao jacaretinga, não à toa, também conhecido como jacaré-comum. Outro apelido pelo qual é chamado nessas bandas é jacaré-de-óculos mas, diferente da música dos Paralamas do Sucesso, ele não só já nasceu de óculos, como também não é um cara legal para a sua extensa lista de presas: invertebrarados aquáticos (insetos, crustáceos e moluscos), peixes, anfíbios, répteis, aves aquáticas e pequenos mamíferos.

Os machos chegam a medir entre 1,8 e 2,5m de comprimento e as fêmeas 1,4m. Quando jovens são amarelados com manchas e faixas escuras no corpo e no rabo. À medida que crescem, perdem a coloração amarelada e as marcas ficam menos distintas. Os adultos são verde-oliva. Todos têm o dorso branco (daí o sufixo tinga, “branco” em tupi). As fêmeas atingem a maturidade sexual entre 4 e 7 anos de idade, em geral quando atingem 1,2 metros. A cada procriação, elas põem entre 14 e 40 ovos. Essa boa taxa de fertilidade explica o porquê da espécie ser a mais comum dentre os jacarés crocodilianos brasileiros.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
7 de outubro de 2026

Agricultura familiar do PA mira além da rastreabilidade e dá fôlego à Pecuária Sustentável

Pequenos pecuaristas aproveitam programa do governo que obriga identificação individual do gado para ampliar repertório de manejo e gestão, colhendo resultados na preservação ambiental →

Colunas
7 de outubro de 2026

Expedições percorrem a costa brasileira para estudar a biodiversidade marinha

Dados coletados em cruzeiros científicos sinóticos na Amazônia Azul permitirão cruzar informações de norte a sul da costa brasileira →

Podcast
7 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #3 – A revolução regenerativa na produção de commodities

Episódio do podcast desconstrói o mito de que a agricultura regenerativa é restrita a pequenas produções e mostra sua aplicação em commodities em larga escala →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.