Notícias

((o))eco facilita distribuição de mapas interativos da Amazônia

O projeto InfoAmazonia, ferramenta de mapas interativos, acaba de lançar um novo recurso que pretende facilitar a distribuição de mapas e notícias sobre a maior floresta tropical do planeta.

Redação ((o))eco ·
8 de maio de 2013 · 9 anos atrás

Mapa gerado por InfoAmazonia.org da Volta Grande do Xingu, a localização da construção de Belo Monte .


O projeto InfoAmazonia, ferramenta de mapas interativos criada em parceria pelo ((o))eco e a Internews, acaba de lançar um novo recurso que pretende facilitar a distribuição de mapas e notícias sobre a maior floresta tropical do planeta. Os usuários do aplicativo encontram agora no menu principal a opção de “Compartilhar mapas”, o que permite o acesso às camadas completas de dados geográficos e ao banco de dados de reportagem sobre a Amazônia em 9 países.

“Com a janela de compartilhamento esperamos facilitar para o público em geral a distribuição de mapas, dados e notícias sobre Amazônia em formato amigável e permitir que parceiros de ((o))eco, como ONGs e outras empresas de mídia, possam se beneficiar das informações agregadas e customizar seus próprios mapas”, explica o coordenador do projeto, Gustavo Faleiros, bolsista Knight do Centro Internacional de Jornalistas, que também apoia o projeto. 

A nova funcionalidade de distribuição foi elaborada pela empresa americana MapBox junto aos estúdios Memelab e Cardume, baseados na Casa de Cultura Digital, em São Paulo.

Abaixo o item de compartilhamento em InfoAmazonia.org


No ambiente da janela de compartilhamento, ONGs, blogs, jornalistas e usuários interessados em questões da Amazônia podem customizar seus mapas a partir da grande quantidade de dados acumulados  pelo projeto InfoAmazonia desde o seu lançamento no ano passado, durante a conferência Rio+20. As opções serão gravadas no código HTML que permite incorporar os mapas gratuitamente em publicadores com WordPress, Blogger e outros

Aqui a janela de compartilhamento com as opções de customização


Entre as opções disponíveis também se encontra a desagregação das camadas do mapa simplesmente clicando no link “Selecione as camadas do mapa”. Depois apenas é preciso excluir as camadas não desejadas no seu código HTML.

No exemplo abaixo, no mapa do Desmatamento é possível retirar ou agregar camadas de pecuária, áreas protegidas, desmatamento no Brasil e nos países vizinhos. 

Aqui o seletor de camadas de InfoAmazônia

Existem ainda duas opções para compartilhar exclusivamente uma reportagem ou até mesmo gerar uma versão para impressão. Para tanto basta clicar num dos botões na barra lateral dos mapas, abaixo do resumo da notícia

Janela de impressão dos mapas podem transformar visualizações em PDFs livres para distribuição

A ferramenta InfoAmazonia funciona como um agregador de dados e notícias sobre a Amazônia. Tudo o que é publicado sobre a Amazônia por O Eco, seus parceiros de conteúdo, além das publicações nacionais e internacionais é atualizado diariamente no aplicativo

Para manter-se atualizado dos temas principais, como desmatamento, biodiversidade, água, mineração, agora também é possível assinar serviços de RSS. Cada notícia poderá ser visualizada com um resumo, sua localização no mapa da Amazônia e conteúdos multímidia como fotos, slideshows e infográficos.

Aqui a visualização do post gerado pelo feed RSS de desmatamento

Interessados em fazer parcerias para uso dos mapas ou publicar conteúdo em InfoAmazonia, podem entrar em contato neste link

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta