![]() |
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) soltou nota negando a informação que estaria investigando o incêndio que possivelmente causou o blecaute que deixou todos os estados do Nordeste sem energia. O apagão aconteceu na última quarta-feira (28). Segundo a nota, a perícia feita pelo Ibama é para apurar as origens do incêndio, visando a responsabilização dos culpados.
“Foi constatado que algumas dessas frentes se aproximaram dos linhões de energia, no entanto, o Ibama não tem elementos técnicos para avaliar a influência do fogo na integridade da linha”, afirma o comunicado.
De acordo com o órgão ambiental, moradores do assentamento Santa Clara, em Canto do Buriti, no Piauí, acionaram o Ibama após avanço de queimadas no local. O programa Brigadas Federais, executado pelo órgão, combate incêndios em áreas públicas federais, como unidades de conservação, assentamentos do Incra e terras indígenas e por isso eles foram chamados.
Cerca de 45 brigadistas trabalharam para controlar as chamas, que também atingiram os linhões de energia.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a queda de duas linhas de transmissão foi responsável pela interrupção no fornecimento de energia no Nordeste. As duas foram desligadas por causa de queimadas.
Leia Também
Afinal, quem tem medo do apagão?
Em ano de apagão, energia é foco
Energia: qual e para quem?
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →





