Notícias

Adiada discussão sobre uso de resíduos industriais em adubo

É retirada da pauta do Conama a polêmica resolução sobre utilização de restos que contêm metais pesados para produção de fertilizantes.

Redação ((o))eco ·
6 de setembro de 2013 · 12 anos atrás

 

Ministra Izabella Teixeira abre a reunião do Conama. Discussão sobre norma que permite o uso de resíduos industriais como matéria-prima para a produção de adubos foi postergada. Foto: Martim Garcia / MMA.
Ministra Izabella Teixeira abre a reunião do Conama. Discussão sobre norma que permite o uso de resíduos industriais como matéria-prima para a produção de adubos foi postergada. Foto: Martim Garcia / MMA.
 

A 111ª reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) postergou a decisão sobre a polêmica norma que regulariza o uso de resíduos industriais para a produção de fertilizantes. A proposta está há 8 anos em discussão no colegiado e ainda não há consenso sobre a matéria. A resolução aceita o uso de resíduos industriais que possam fornecer micronutrientes para fertilizantes (cobre, manganês, molibdênio e zinco). O problema é que esses materiais também contêm metais pesados, como chumbo, mercúrio, arsênio, cromo e cádmio.

O Conama teria que decidir se esses componentes, em doses reguladas, eram seguros e, portanto, poderiam ser liberados. Mas pareceres do Ministério da Saúde e de entidades ambientalistas, como o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM) e Ministério Público de São Paulo afirmam que, mesmo em pequenas quantidades, o uso de metais pesados é um perigo para a saúde e para o meio ambiente.

Os ambientalistas protestaram. Um abaixo assinado no Avaaz foi criado pelo PROAM. A campanha “Não à poluição na Alimentação dos Brasileiros” busca assinaturas, que serão entregues às autoridades.

A resolução seria debatida na 111ºª reunião ordinária do Conama, que começou no dia 4 e 5 (quinta). Por ausência de consenso, foi suspensa a apreciação da matéria e ela será será discutida internamente, em reunião técnica, em outubro. Não se sabe se haverá acordo para que a proposta esteja pronta para ser votada na próxima reunião plenária do Conama, que acontecerá no final de novembro.

 

Leia Também
Resolução do Conama é acusada de legalizar tráfico de animais

Resoluções de 30 anos do Conama reunidos em um único livro

Conama, um fora-da-lei

 

Leia também

Reportagens
13 de janeiro de 2026

Justiça arbitra disputa sobre EIA/Rima de aeródromo no Porto do Açu

Inea sustenta que estudo é indispensável para autorizar exploração comercial do heliporto da Aeropart, incluindo cobrança de tarifas

Análises
13 de janeiro de 2026

Justiça climática, por uma transição inclusiva nos modelos de produção

A justiça climática, combinada à reparação histórica, garante que os grupos mais afetados tenham sua voz ouvida e acesso a recursos

Notícias
13 de janeiro de 2026

Super-ricos esgotam em dias sua cota anual de carbono, aponta relatório da Oxfam

Relatório expõe concentração extrema das emissões entre super-ricos, influência política sobre a agenda climática e impacto desproporcional sobre populações mais vulneráveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Excelente artigo!
    Adorei, vou recomendá-lo!