Notícias

Canários-peruanos apreendidos no MS

Pela terceira vez em oito meses, espécie utilizada em rinhas de aves é encontrada em blitz nas estradas do estado.

Fábio Pellegrini ·
5 de maio de 2011 · 13 anos atrás
Crédito:  PMA-MS
Crédito: PMA-MS
Campo Grande (MS) – Pela terceira vez em oito meses autoridades policiais realizam apreensão de canários peruanos em Mato Grosso do Sul, fatos que indicam rodovias do Estado como rotas para o contrabando de animais.

A apreensão, ocorrida na tarde de quarta-feira (4) foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Água Clara, na BR-262, que liga Corumbá, na fronteira oeste do Estado com a Bolívia, a Três Lagoas, divisa com o Estado de São Paulo (ao leste). São 1.005 canários peruanos que estavam em um Fiat Palio , de Brasília, conduzido por um homem de 43 anos, residente em Pedra Branca (CE). Ele alegou aos policiais que havia pego as aves em Campo Grande e as levaria para Brasília.

O homem afirmou ainda que não conhecia a pessoa que o entregou as aves e que os contatos comerciais foram feitos por telefone. Com o traficante havia mais três pessoas, porém, ele assumiu toda a responsabilidade pelo tráfico, inclusive, afirmou ter pago R$ 10.000,00 pelos animais.

Os canários exóticos foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. O acusado foi autuado administrativamente e multado em R$ 502.500,00. Ele ainda responderá por crime ambiental e poderá ser condenado a seis meses a um ano de detenção.

A PMA informa que tudo indica esses canários saem do Peru e Bolívia e são levados principalmente para Brasília e para a região Nordeste do país para serem utilizados em rinhas. Em fevereiro também foram apreendidos 1005 e em setembro do ano passado 1236.
Fabio Pellegrini

Crédito:  PMA-MS
Crédito: PMA-MS
Crédito:  PMA-MS
Crédito: PMA-MS

{iarelatednews articleid=”24799″}

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Érico Campos diz:

    O IMA instituto do meio ambiente autoriza a criação de canário da terra peruano aqui no Brasil


  2. ARILDO JOSÉ GOBETTI diz:

    Canário da Terra aqui no Brasil ou em qualquer outro País, é canário da terra. Uma apreensão de tamanha proporção dessas aves, como ocorreu, seria uma boa oportunidade de repovoar nosso País com canários de boa qualidade e postura. Nossos canários outrora já foram exatamente como os Peruano e Venezuelanos, em termos de tamanho, cores e raça. O que ocorreu, foi o desmatamento indiscriminado com a destruição de seus habitats, bem como, a caça indiscriminada dessa espécie, que deixaram somente aves de pequeno porte soltos os quais não interessavam aos caçadores. Após quarentena, poderiam serem soltos no Nordeste, no Centro oeste, no Noroeste e no Sul, onde existem canários nativos que certamente seriam melhorados com a cruza dos estrangeiros.


    1. Clarival Cruz diz:

      Mais Canário Peruano não é nosso ? ou seja, não é silvestre, é de outro País (Peru )