Notícias

Documentário conta a história da Torre da Prata

“Na trilha” reconstitui a conquista da Torre da Prata e da abertura da trilha usada para subi-la, no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange.

Daniele Bragança ·
7 de novembro de 2013 · 12 anos atrás

 

O Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange acaba de ganhar um documentário que conta a história da conquista da Torre da Prata, um dos seus maiores atrativos, ocorrida em 1944, e a abertura em 1966 da trilha usada atualmente na subida da montanha. O projeto audiovisual foi fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Péricles Augusto dos Santos, estudante de graduação em Gestão Ambiental da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O vídeo tem 31 min e está disponível na internet.

Além da conquista da trilha e a história do parque, o documentário de 31 minutos aborda as atividades de ordenamento do uso público e de pesquisa científica realizada na unidade recentemente. A conquista pessoal de Péricles em subir a montanha também é mencionada na produção.

O documentário foi selecionado e exibido na mostra oficial “Natura Doc”, que ocorreu durante o 13º Rio Mountain Festival, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de outubro de 2013.

Esta é a terceira vez que o Parque Nacional Saint-Hilare/Lange é tema de uma produção audiovisual. A primeira foi no documentário “Quem Acordou o Dragão?”, que fez um relato sobre os desastres ambientais de março de 2011 no litoral do Paraná que afetaram o parque. O segundo vídeo também foi produzido por Péricles, se chama “Na Trilha da Prata” e fala sobre demarcação da trilha.

 

Veja também
Parques nacionais do norte do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do centro-oeste do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do nordeste do Brasil vistos do espaço
Parques nacionais do sul do Brasil vistos do espaço 
Parques nacionais do sudeste do Brasil vistos do espaço

 

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
13 de fevereiro de 2026

Perigos explícitos e dissimulados da má política ambiental do Brasil

pressões corporativas frequentemente distorcem processos democráticos, transformando interesses privados em decisões públicas formalmente legitimadas

Notícias
13 de fevereiro de 2026

Transparência falha: 40% dos dados ambientais não estavam acessíveis em 2025

Das informações ambientais disponibilizadas, 38% estavam em formato inadequado e 62% desatualizadas, mostra estudo do Observatório do Código Florestal e ICV

Análises
13 de fevereiro de 2026

O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática

Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.