É conhecido entre os amantes dos Parques Nacionais e áreas protegidas o lema “Conhecer para conservar”. Ele lembra que quem se apaixona pela natureza e pelos locais, cada vez mais raros, onde ela é preservada, se torna um aliado da conservação. Pois ((o))eco lança hoje, 02 de abril, um novo desafio:
Colabore para conservar, participe do WikiParques, o site colaborativo aberto ao público que desejar compartilhar seu conhecimento, fotos, debater e explorar as nossas áreas protegidas.
O objetivo é criar a maior central de conhecimento sobre o assunto, que possa multiplicar o número de amantes e interessados em defender as áreas protegidas brasileiras, conhecidas pelo nome técnico de Unidades de Conservação (UCs).
Somadas, as UCs federais, estaduais, municipais e privadas (RPPNs) formam um colosso de 1,5 milhão de Km2, que cobre 17% do território brasileiro, o equivalente a 4 vezes a área da Alemanha, 12 vezes a área de Portugal, ou a de 35 Holandas.
Torcemos para que o site engaje desde estudantes que começam a entender a grandeza da biodiversidade do país aos especialistas que, apesar de dedicarem a carreira à conservação, não cansam de se maravilhar com esses locais.
Contamos também com os fotógrafos que congelam para “o da poltrona” e para a posteridade imagens que nunca mais se repetirão na mesma exata forma. Aliás, uma das inspirações do WikiParques é o formidável Wikiaves, que em poucos anos de vida já acumulou cerca de 1 milhão de fotos de aves.
O projeto WikiParques nasceu do desejo de fazer mais pelas áreas protegidas, uma das razões por trás da criação da Ong Associação Oeco, responsável pela publicação do site ((o))eco, essa publicação sem fins lucrativos, dedicada exclusivamente ao jornalismo ambiental. Nosso parceiro nesse projeto é a Fundação Grupo Boticário de Preservação da Natureza, que apoiou o desenvolvimento do site desde a sua concepção.
Recebemos regularmente um fluxo de notícias e de conhecimento que vão dos problemas e ameaças às iniciativas de sucesso que ocorrem dentro das áreas protegidas. Entretanto, nossa equipe e nosso orçamento não nos permite cobrir senão uma pequena parcela das notícias que deveriam vir a público.
Daí o WikiParques, uma ferramenta construída sobre a plataforma de software livre da Wikipédia. A versão lançada hoje é Beta, ou seja, ainda sujeita a modificações substanciais. O site começa com os verbetes básicos de todos os Parques Nacionais. Faltam apenas algumas centenas de UCs que precisam de internautas dedicados para criar o seu verbete. Adote uma Unidade de Conservação e crie o seu verbete!
Contamos com as suas observações e opiniões para tornar o WikiParques cada vez mais amigável e funcional.
Em ((o))eco, continuaremos dando o nosso melhor na produção de notícias e reportagens, mas, hoje, temos o prazer de oferecer uma nova ferramenta que vai ajudar a conhecer nossas áreas protegidas e, por tabela, defendê-las.
Estão todos convidados a visitar e participar do WikiParques
*Paulo André Vieira é editor de tecnologia e Eduardo Pegurier é editor-chefe de ((o))eco
Leia também
O que são Unidades de Conservação
Conhecer para conservar: um pouco de história
Conhecer para conservar: transformando usuários em aliados
Leia também
Amazônia tem 6,5 mil km² sob risco de desmatamento em 2025, mostra análise do Imazon
Sede da COP30, Pará é o estado com maior área sob risco de desmatamento, mostra Instituto. Análise é feita por meio de inteligência artificial →
União Europeia decide futuro de sua lei anti desmatamento
Órgão que reúne Comissão europeia, Parlamento e Conselho Europeu se reúne para debater mudanças na norma. Vazamento de commodities ligadas ao desmatamento preocupa →
Liminar federal barra ocupações de indígenas no Parque Nacional do Iguaçu
Reparação histórica de direitos dos Avá-Guarani não pode ser realizada às custas da unidade de conservação, diz o ICMBio →