No último sábado (10/05) o WikiParques foi um dos temas do programa Planeta Estadão, da Rádio Estadão. O programa promove debates e aborda os assuntos mais relevantes sobre o planeta e o meio-ambiente.
A apresentadora Paulina Chamorro bateu um papo com Gustavo Faleiros, coordenador de projetos de ((o))eco, abordando temas como o o uso público dos parques, ponto essencial para o WikiParques, que defende que as pessoas possam conhecer e usufruir mais das áreas protegidas próximas de suas casas. Como Paulina apontou, o Brasil possui parques e áreas protegidas, mas pouca gente os conhece.
Gustavo destacou a participação dos usuários que, em pouco tempo desde o lançamento, demonstaram interesse pelo site. Na semana do lançamento foram mais de 200 usuários cadastrados, 20 novos verbetes de áreas protegidas e mais de 100 fotos enviadas. Gustavo apontou também a importância dos fóruns de discussão disponíveis no WikiParques para cada uma das áreas protegidas cadastradas. Através dos fóruns, é possível debater a situação das Unidades de Conservação, e produzir discussões que podem parecer pequenas para o gestor da política ambiental em Brasília, mas que tocam o usuário das Unidades de Conservação, como por exemplo a situação dos banheiros disponíveis nos parques ou a infra-estrutura disponível para camping.
O programa convoca também os pesquisadores e acadêmicos a usarem o WikiParques e compartilhar estudos e descobertas. A relação estreita do WikiParques com o site ((o))eco, dedicado apenas a jornalismo ambiental, pode ajudar a divulgar os novos conhecimentos.
Você pode ouvir a baixo o programa na íntegra, que contou também com a presença de Mario Haberfeld e Elisa Prado, que falaram sobre o Projeto Onçafari, e da atleta Roberta Borsari, que está planejando a circunavegação de SUP do Arquipélago de Fernando de Noronha. Se o seu navegador não estiver carregando o áudio corretamente, você pode ouvir o programa direto na página da Rádio Estadão.
Leia também
A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Itajaí
“Menos de um dólar por hectare”, lamenta Maria Tereza Jorge Pádua
Leia também
Estudo alerta para riscos sanitários da BR-319 e da mineração de potássio no Amazonas
Pesquisadores apontam que obras de infraestrutura e mineração podem mobilizar microrganismos com potencial patogênico, ampliando riscos ambientais e de saúde pública na Amazônia Central →
Fórum do Mar Patagônico cobra protagonismo regional na implementação do tratado do alto-mar
Coalizão de ONGs do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile destaca a entrada em vigor do acordo e defende liderança regional para proteger áreas-chave do alto-mar e a biodiversidade marinha →
Bom senso e planejamento não são opcionais no montanhismo
O caso recente do rapaz que se perdeu no Pico do Paraná ilustra uma era onde “chegar ao topo” atropela o respeito pelo caminho – e pela montanha →





