Notícias

WikiParques na Rádio Estadão

O lançamento do WikiParques e o uso público dos parques brasileiros estiveram entre os temas abordados pelo programa Planeta Estadão. Ouça o programa na íntegra.

Paulo André Vieira ·
15 de maio de 2014 · 10 anos atrás

No último sábado (10/05) o WikiParques foi um dos temas do programa Planeta Estadão, da Rádio Estadão. O programa promove debates e aborda os assuntos mais relevantes sobre o planeta e o meio-ambiente.

A apresentadora Paulina Chamorro bateu um papo com Gustavo Faleiros, coordenador de projetos de ((o))eco, abordando temas como o o uso público dos parques, ponto essencial para o WikiParques, que defende que as pessoas possam conhecer e usufruir mais das áreas protegidas próximas de suas casas. Como Paulina apontou, o Brasil possui parques e áreas protegidas, mas pouca gente os conhece.

Gustavo destacou a participação dos usuários que, em pouco tempo desde o lançamento, demonstaram interesse pelo site. Na semana do lançamento foram mais de 200 usuários cadastrados, 20 novos verbetes de áreas protegidas e mais de 100 fotos enviadas. Gustavo apontou também a importância dos fóruns de discussão disponíveis no WikiParques para cada uma das áreas protegidas cadastradas. Através dos fóruns, é possível debater a situação das Unidades de Conservação, e produzir discussões que podem parecer pequenas para o gestor da política ambiental em Brasília, mas que tocam o usuário das Unidades de Conservação, como por exemplo a situação dos banheiros disponíveis nos parques ou a infra-estrutura disponível para camping.

O programa convoca também os pesquisadores e acadêmicos a usarem o WikiParques e compartilhar estudos e descobertas. A relação estreita do WikiParques com o site ((o))eco, dedicado apenas a jornalismo ambiental, pode ajudar a divulgar os novos conhecimentos.

Você pode ouvir a baixo o programa na íntegra, que contou também com a presença de Mario Haberfeld e Elisa Prado, que falaram sobre o Projeto Onçafari, e da atleta Roberta Borsari, que está planejando a circunavegação de SUP do Arquipélago de Fernando de Noronha. Se o seu navegador não estiver carregando o áudio corretamente, você pode ouvir o programa direto na página da Rádio Estadão.

 

 

 

Leia também
A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Itajaí
“Menos de um dólar por hectare”, lamenta Maria Tereza Jorge Pádua

 

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.