Notícias

WikiParques na Rádio Estadão

O lançamento do WikiParques e o uso público dos parques brasileiros estiveram entre os temas abordados pelo programa Planeta Estadão. Ouça o programa na íntegra.

Paulo André Vieira ·
15 de maio de 2014 · 8 anos atrás

No último sábado (10/05) o WikiParques foi um dos temas do programa Planeta Estadão, da Rádio Estadão. O programa promove debates e aborda os assuntos mais relevantes sobre o planeta e o meio-ambiente.

A apresentadora Paulina Chamorro bateu um papo com Gustavo Faleiros, coordenador de projetos de ((o))eco, abordando temas como o o uso público dos parques, ponto essencial para o WikiParques, que defende que as pessoas possam conhecer e usufruir mais das áreas protegidas próximas de suas casas. Como Paulina apontou, o Brasil possui parques e áreas protegidas, mas pouca gente os conhece.

Gustavo destacou a participação dos usuários que, em pouco tempo desde o lançamento, demonstaram interesse pelo site. Na semana do lançamento foram mais de 200 usuários cadastrados, 20 novos verbetes de áreas protegidas e mais de 100 fotos enviadas. Gustavo apontou também a importância dos fóruns de discussão disponíveis no WikiParques para cada uma das áreas protegidas cadastradas. Através dos fóruns, é possível debater a situação das Unidades de Conservação, e produzir discussões que podem parecer pequenas para o gestor da política ambiental em Brasília, mas que tocam o usuário das Unidades de Conservação, como por exemplo a situação dos banheiros disponíveis nos parques ou a infra-estrutura disponível para camping.

O programa convoca também os pesquisadores e acadêmicos a usarem o WikiParques e compartilhar estudos e descobertas. A relação estreita do WikiParques com o site ((o))eco, dedicado apenas a jornalismo ambiental, pode ajudar a divulgar os novos conhecimentos.

Você pode ouvir a baixo o programa na íntegra, que contou também com a presença de Mario Haberfeld e Elisa Prado, que falaram sobre o Projeto Onçafari, e da atleta Roberta Borsari, que está planejando a circunavegação de SUP do Arquipélago de Fernando de Noronha. Se o seu navegador não estiver carregando o áudio corretamente, você pode ouvir o programa direto na página da Rádio Estadão.

 

 

 

Leia também
A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Itajaí
“Menos de um dólar por hectare”, lamenta Maria Tereza Jorge Pádua

 

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Reportagens
27 de maio de 2022

Um caminho (e um sonho) para unir a América

A construção de uma trilha pan-americana que conecte caminhos do Alasca à Patagônia parece um sonho distante, mas já há sonhadores dispostos a montar esse quebra-cabeça

Notícias
27 de maio de 2022

São Paulo registra duas décadas de poluição do ar acima do recomendado pela OMS

Em alguns pontos da cidade, concentração de poluentes foi quatro vezes maior do que o indicado, mostra estudo. Poluição mata 7 milhões de pessoas por ano no mundo

Notícias
26 de maio de 2022

Conexão de trilhas e pessoas embala 1º Congresso Brasileiro de Trilhas

Evento que começou nesta quarta (25) e se estende até domingo, em Goiânia, conta com mais de 1.500 inscritos para discutir e fomentar a implementação de trilhas no Brasil

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta