Notícias

WikiParques na Rádio Estadão

O lançamento do WikiParques e o uso público dos parques brasileiros estiveram entre os temas abordados pelo programa Planeta Estadão. Ouça o programa na íntegra.

Paulo André Vieira ·
15 de maio de 2014 · 7 anos atrás

No último sábado (10/05) o WikiParques foi um dos temas do programa Planeta Estadão, da Rádio Estadão. O programa promove debates e aborda os assuntos mais relevantes sobre o planeta e o meio-ambiente.

A apresentadora Paulina Chamorro bateu um papo com Gustavo Faleiros, coordenador de projetos de ((o))eco, abordando temas como o o uso público dos parques, ponto essencial para o WikiParques, que defende que as pessoas possam conhecer e usufruir mais das áreas protegidas próximas de suas casas. Como Paulina apontou, o Brasil possui parques e áreas protegidas, mas pouca gente os conhece.

Gustavo destacou a participação dos usuários que, em pouco tempo desde o lançamento, demonstaram interesse pelo site. Na semana do lançamento foram mais de 200 usuários cadastrados, 20 novos verbetes de áreas protegidas e mais de 100 fotos enviadas. Gustavo apontou também a importância dos fóruns de discussão disponíveis no WikiParques para cada uma das áreas protegidas cadastradas. Através dos fóruns, é possível debater a situação das Unidades de Conservação, e produzir discussões que podem parecer pequenas para o gestor da política ambiental em Brasília, mas que tocam o usuário das Unidades de Conservação, como por exemplo a situação dos banheiros disponíveis nos parques ou a infra-estrutura disponível para camping.

O programa convoca também os pesquisadores e acadêmicos a usarem o WikiParques e compartilhar estudos e descobertas. A relação estreita do WikiParques com o site ((o))eco, dedicado apenas a jornalismo ambiental, pode ajudar a divulgar os novos conhecimentos.

Você pode ouvir a baixo o programa na íntegra, que contou também com a presença de Mario Haberfeld e Elisa Prado, que falaram sobre o Projeto Onçafari, e da atleta Roberta Borsari, que está planejando a circunavegação de SUP do Arquipélago de Fernando de Noronha. Se o seu navegador não estiver carregando o áudio corretamente, você pode ouvir o programa direto na página da Rádio Estadão.

 

 

 

Leia também
A biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Itajaí
“Menos de um dólar por hectare”, lamenta Maria Tereza Jorge Pádua

 

 

 

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta