Notícias

Pico do Jaraguá vira ponto de cicloturismo em São Paulo

Cada vez mais ciclistas sobem o Pico do Jaraguá, atraídos pela mata atlântica preservada, pelo desafio da subida contínua de mais de 4,5 km e pela vista mais alta da região metropolitana de São Paulo.

Daniel Santini ·
11 de julho de 2011 · 15 anos atrás
O Pico do Jaraguá, ponto mais alto da região metropolitana de São Paulo, tem sido cada vez mais procurado como destino para passeios de bicicleta nos fins de semana por moradores capital. A mata atlântica preservada no Parque Estadual do Jaraguá, onde está localizado o pico de 1.135 metros de altitude, e a vista da cidade tem atraído diversos grupos de ciclistas ao local.

 

 

O roteiro inclui uma subida contínua de mais de 4,5 km e exige bom preparo físico. Subir é um bom treino. Justamente por isso, o Pico do Jaraguá atrai atletas e ciclistas em preparação para viagens mais longas.

 

 

O acesso a estrada que leva ao topo do pico pode ser feito a partir da Rodovia Anhanguera – veja algumas opções de rota no bikemap.net

 

 

De acordo com a SPTuris, o parque urbano foi criado em em 1961 e tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994. Do alto é possível avistar boa parte da cidade.

 

 

No topo, a mata que protege o pico torna o ar mais limpo e fresco. É possível avistar animais silvestres.

 

 

Se você for de carro, diminua a velocidade durante a subida e a descida e lembre-se que há ciclistas pedalando no local. O artigo 201 do Código Brasileiro de Trânsito determina que deve ser observada a distância mínima de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas. De bike, vale ficar atento durante as curvas, tomar cuidado no embalo da descida e respirar fundo pedalando no meio da mata.

 

Todas as fotos são do incansável Marcelo Assumpção, que acompanhou a reportagem de ((o)) eco Bicicletas na subida.

  • Daniel Santini

    Responsável pela plataforma ((o)) eco Data. Especialista em jornalismo internacional, foi um dos organizadores da expedição c...

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
20 de março de 2026

Pesquisa revela bactéria de mamíferos em piolho de ave marinha

Achado inédito em ave migratória sugere novas rotas de circulação de patógenos entre oceanos e amplia lacunas sobre a ecologia de bactérias associadas a mamíferos

Salada Verde
20 de março de 2026

Inscrições abertas para mestrado em Desenvolvimento Sustentável na UFRRJ

As inscrições para o Mestrado Profissional estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão presenciais no Rio

Notícias
20 de março de 2026

Qualidade da água na Mata Atlântica estagna e pontos com nível “bom” despencam

Relatório da SOS Mata Atlântica mostra piora discreta, mas persistente, nas águas do bioma. Também averiguou que nenhum rio apresentou qualidade ótima em 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.