Notícias

Assista a 20ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio ao vivo

Com o objetivo de sensibilizar e estimular uma práxis mais sustentável, o evento acontece entre os dias 3 e 6 de Junho. Assista ao vivo.

Redação ((o))eco ·
3 de junho de 2014 · 7 anos atrás

A 20ª Semana do Meio Ambiente PUC-Rio acontece entre os dias 3 e 6 de Junho de 2014, no campus da universidade no bairro carioca da Gávea. O evento tem como objetivo sensibilizar e estimular alunos, professores, funcionários e toda a comunidade PUC a uma práxis mais sustentável, seguindo a linha da Agenda Ambiental da Universidade.

Nesta quarta, 11h, será exibido “O Vale”, documentário de Marcos Sá Corrêa e João Moreira Salles que mostra um retrato atual da situação de penúria na qual vivem fazendeiros e sitiantes do Vale do Paraíba. A partir de 13h começa a sessão temática “O Direito Ambiental e a Ética da Sustentabilidade“. O Direito Ambiental justifica-se pelo decidido compromisso com a ética da sustentabilidade. Esta mesa buscará discutir em que medida este compromisso tem integrado a teoria e a prática do direito ambiental nos dias atuais.

A mesa, coordenada por Fernando Walcacer, professor de direito ambiental da PUC-Rio, conta com a participação de Cristiane Derani, coordenadora do EMAE (UFSC), Daniel Braga Lourenço, doutorando em Direito pela UNESA/RJ, Danielle Moreira e Virgínia Totti, professores de Direito ambiental da PUC-Rio.

A programação de terça apresentou a sessão temática “Desafios Éticos da Sustentabilidade“. Considerando a Ética como uma reflexão crítica sobre nossa forma de vida, sobre os valores que priorizamos e sobre nossa responsabilidade com as gerações futuras, o encontro buscou discutir os dilemas ambientais contemporâneos a partir da fala de um climatólogo, de um filósofo e de um estudioso da cibercultura. O objetivo é oferecer uma compreensão mais ampla dos dilemas e controvérsias que animam o debate contemporâneo sobre o tema, destacando a dimensão ética da crise ambiental.

Com coordenação do ERA – Grupo de pesquisa em ética aplicada do departamento de filosofia da PUC-Rio, a mesa contou com a participação de Alexandre Costa, Ph.D. em Ciências Atmosféricas, Rodrigo Nunes, professor de filosofia da PUC-Rio e Fabio Luiz Malini de Lima, coordenador do Labic (UFES).

Clique aqui para ver a programação completa.

A transmissão ao vivo recomeça nesta quinta.

 

Leia também
STJ reconhece existência de injustiça ambiental no Brasil
Advocacia ambiental com ética
Afinal, qual a diferença entre conservação e preservação?

 

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.