Salada Verde

Galápagos sai da lista de patrimônio ameaçado.

Apesar de recomendações contrárias, o arquipélago equatoriano é retirado da lista de áreas ameaçadas. Para IUCN, situação permanece crítica.

Redação ((o))eco ·
29 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 
Foto de vista nas Ilhas de Galápagos (fonte: IUCN)

O Comitê de Patrimônio Mundial da Humanidade decidiu remover as Ilhas de Galápagos, no Equador, da lista mundial do patrimônio ameaçado, mesmo contra as recomendações contrárias da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

A IUCN, uma das maiores organizações ambientais do mundo, embora reconheça esforços do governo equatoriano para retificar os maiores problemas que ameaçam Galápagos, acredita que essa é uma decisão prematura e que espécies invasoras, turismo e pesca predatória ainda são fatores relevantes para a situação crítica das ilhas. O Comitê, por sua vez crê que progresso significativo já ocorreu para minimizar essas questões no Equador.

As ilhas de Galápagos, inscritas na lista de Perigo em 2007, são consideradas um “museu vivo da evolução” e, segundo Tim Badman, chefe do Programa de Patrimônio Mundial da IUCN, “as recomendações da IUCN para as ilhas de Galápagos são de que ela não deve sair da lista de Perigo pois ainda existe trabalho a ser feito.“ 

A IUCN diz que permanecerá com seu trabalho junto ao governo equatoriano para que as recomendações do Cômite do Patrimônio Mundial da Humanidade sejam cumpridas, mantendo seu compromisso com as questões ainda mal solucionadas que ameaçam o importante patrimônio natural. (Laura Alves)

Para mais informações: www.iucn.org

Leia também

Colunas
4 de novembro de 2024

Governança de resíduos sólidos: como o seu município está performando?

A gestão participativa é crucial para melhorar a atuação dos municípios brasileiros. Índice indica a situação e os desafios da governança de resíduos sólidos nos 5.570 municípios do país

Salada Verde
4 de novembro de 2024

Após questionamentos sobre perfuração na Foz do Amazonas, autoridades do AP atacam Ibama

Senador Davi Alcolumbre (UNIÃO) acusou órgão de “boicote contra o Brasil” após reunião com Randolfe, governador Clécio Luís e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard

Reportagens
4 de novembro de 2024

O sonho que tirou o mico-leão-preto da beira da extinção

Programa de Conservação do Mico-Leão-Preto completa 40 anos e celebra resultados de ações de monitoramento, manejo, restauração da Mata Atlântica e engajamento comunitário

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.