Salada Verde

Galápagos sai da lista de patrimônio ameaçado.

Apesar de recomendações contrárias, o arquipélago equatoriano é retirado da lista de áreas ameaçadas. Para IUCN, situação permanece crítica.

Redação ((o))eco ·
29 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 
Foto de vista nas Ilhas de Galápagos (fonte: IUCN)

O Comitê de Patrimônio Mundial da Humanidade decidiu remover as Ilhas de Galápagos, no Equador, da lista mundial do patrimônio ameaçado, mesmo contra as recomendações contrárias da IUCN (International Union for Conservation of Nature).

A IUCN, uma das maiores organizações ambientais do mundo, embora reconheça esforços do governo equatoriano para retificar os maiores problemas que ameaçam Galápagos, acredita que essa é uma decisão prematura e que espécies invasoras, turismo e pesca predatória ainda são fatores relevantes para a situação crítica das ilhas. O Comitê, por sua vez crê que progresso significativo já ocorreu para minimizar essas questões no Equador.

As ilhas de Galápagos, inscritas na lista de Perigo em 2007, são consideradas um “museu vivo da evolução” e, segundo Tim Badman, chefe do Programa de Patrimônio Mundial da IUCN, “as recomendações da IUCN para as ilhas de Galápagos são de que ela não deve sair da lista de Perigo pois ainda existe trabalho a ser feito.“ 

A IUCN diz que permanecerá com seu trabalho junto ao governo equatoriano para que as recomendações do Cômite do Patrimônio Mundial da Humanidade sejam cumpridas, mantendo seu compromisso com as questões ainda mal solucionadas que ameaçam o importante patrimônio natural. (Laura Alves)

Para mais informações: www.iucn.org

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.