Notícias

Parques Nacionais e o Dia da Amazônia

Na data em que se comemora o dia do bioma Amazônia, separamos vídeos sobre 4 sensacionais unidades de conservação da região. Confira.

Redação ((o))eco ·
5 de setembro de 2014 · 9 anos atrás
Parque Nacional Serra do Pardo
Parque Nacional Serra do Pardo

O bioma Amazônia ocupa 49,3% do território nacional. São nada menos que 419,7 milhões de hectares. Ao longo dos anos, um dos mecanismos para conter a fúria do desmatamento, que já consumiu quase 20% da floresta, foi criar Unidades de Conservação para proteger parte do bioma.

Grande parte dessas UCs só existe no papel, e ainda sofre com escassez de funcionários e de infraestrutura. Mesmo assim, elas são importantes para conter o avanço do desmatamento sobre a floresta, como demonstrou o relatório do Tribunal de Contas da União sobre as unidades de conservação da Amazônia.

Embora conte com belezas cênicas e atrativos únicos, a falta de estrutura espanta os turistas, que a visitam em números diminutos. Em homenagem ao dia da Amazônia, ((o))eco selecionou vídeos de 4 importantes Parques Nacionais da região.

 

Parque Nacional de Anavilhanas

Localizado no estado do Amazonas, o Parque Nacional de Anavilhanas nasceu através do Decreto nº 86.061, de 02 de junho de 1981 e foi  sendo a 10a Unidade de Conservação criada na Amazônia.  
No vídeo acima, o programa Estação Turismo, produzido pela canal de TV a cabo Amazon Sat, visita e descreve os atrativos do Parna Anavilhanas, que fica entre os municípios de Manaus e Novo Airão.

Leia e colabore com o verbete do wikiparques sobre o Parque, onde você pode acrescentar as informações que quiser e postar fotos.

 

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque

A maior Unidade de Conservação federal do país fica no Amapá. Foi criada há 12 anos e sofre um processo legal que pretende retirar-lhe o status de área protegida. Por enquanto, o parque resiste.

Ano passado, o Globo Repórter fez um programa especial sobre o Tumucumaque, que pode ser visto acima. Para saber mais sobre essa unidade de 3,9 milhões de hectares, quase o tamanho do estado do Rio de Janeiro, visite e colabore com o verbete do Wikiparques.

 

Parque Nacional Serra da Mocidade

Com 16 anos de vida, o Parque Nacional Serra da Mocidade está na adolescência e protege uma área de 376,8 mil hectares no estado de Roraima.

O mini-documentário acima, realizado em dezembro de 2013, acompanha uma expedição de pesquisa realizada dentro do Parque Nacional Serra da Mocidade, como parte das atividades relacionadas à elaboração do seu Plano de Manejo.

Veja e colabore com o verbete sobre o Serra da Mocidade no Wikiparques.

 

Parque Nacional da Serra do Pardo

Localizado entre os municípios de Altamira e São Félix do Xingu, no Pará, o Parna Serra do Pardo, faz parte de um mosaico de Unidades de Conservação localizadas na chamada Terra do Meio.

Em 2011, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) fez um mini-documentário sobre a III expedição científica à Terra do Meio — Parque Nacional Serra do Pardo. O vídeo tem cerca de 9 minutos.  

Conheça esta área protegida no Wikiparques.

 
Leia Também
Presidente da WWF vem ao Rio falar da importância da Amazônia
WWF-Brasil lança campanha em prol do Parque Nacional do Juruena    
Concurso Cultural WikiParques de Fotografia: As áreas protegidas do Brasil
“Menos de um dólar por hectare”, lamenta Maria Tereza Jorge Pádua
 

Leia também

Notícias
29 de fevereiro de 2024

Queimadas na Amazônia atingem número recorde em fevereiro

Puxado por Roraima, número de focos de calor registrados pelo INPE no mês é o maior em 25 anos de medições

Reportagens
29 de fevereiro de 2024

No quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais, a descoberta de uma árvore é também esperança

Embora tenha caído a taxa de desmatamento na região no último ano, se acende um alerta para a fiscalização da extração de minérios, próxima da região

Salada Verde
29 de fevereiro de 2024

Oportunidade | ((o))eco abre vaga para estágio em marketing

Estudantes a partir do 5º período que se interessem pela temática ambiental podem se inscrever entre 1 e 10 de março. Vaga é para o Rio de Janeiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.