Notícias

Governo afinal divulga dados do Deter que indicam disparada

Primeiro houve quebra da regra de publicação mês a mês dos números oficiais de alertas de desmatamento. E agora surge um aumento de 171%.

Redação ((o))eco ·
1 de dezembro de 2014 · 9 anos atrás

O desmatamento se intensifica na Amazônia. Uma das principais causas é a abertura de pastos para a pecuária. Foto:
O desmatamento se intensifica na Amazônia. Uma das principais causas é a abertura de pastos para a pecuária. Foto:

No final da tarde de sexta-feira (28) o INPE divulgou os resultados do Deter para os meses de agosto, setembro e outubro de 2014. Os resultados, já adiantados pela Folha de S. Paulo no dia 11 de novembro, confirmam uma forte aceleração no desmatamento, com alertas que indicam um área total perdida de 171% neste trimestre, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Tudo indica que o governo segurou os resultados do Deter. Os números só saíram após o resultado preliminar do PRODES, que mede o desmatamento anual da floresta Amazônica e que registrou queda de 18% para esse ano (Entre agosto de 2013 a julho de 2014). Pelo combinado, os números deveriam ter sido divulgados mês a mês.

O atraso em plena campanha eleitoral criou a suspeita de que o governo queria esconder um aumento. Em seguida, veio a boa notícia da queda do resultado anual. Os críticos lembraram que essa comemoração era feita com o olho no retrovisor, pois o número do PRODES se referia aos doze meses até julho de 2014. Além disso, a ONG Imazon, que faz um monitoramento independente, tinha números alarmantes para o trimestre agosto, setembro e outubro. Estes novos dados do Deter reforçam essa posição.

Em agosto de 2014, houve 890,2 km² de alerta de desmatamento, contra 288,6 km² em agosto de 2013; em setembro 736 km², contra 442.85 km²; em outubro, o número ficou em 297,9 km², contra 154.79 km².

Embora o Deter seja um sistema pouco preciso, usado para guiar o Ibama em operações de repressão no solo, ele aponta a tendência. Os percentuais de aumento de área desmatada são gigantescos. A continuar assim, o número anual de 2015 promete assustar.

 

 

Leia Também
Amazônia: desmatamento anual caiu 18%, mas ainda é alto
Toras gigantes em rota de desmatamento no interior do Acre
Ao contrário do afirmado por Dilma, desmatamento aumentou

 

 

 

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.