Notícias

Pesquisadores do INPE temem paralisação de monitoramento do desmatamento

Programa que mantém pesquisadores bolsistas responsáveis pelo monitoramento dos biomas brasileiros vence no dia 31 de outubro e até o momento não foi renovado

Cristiane Prizibisczki ·
26 de outubro de 2023

Cerca de 80 pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que trabalham no projeto de monitoramento do desmatamento da Amazônia e demais biomas brasileiros temem que os trabalhos sejam paralisados devido à falta de pagamento. Eles são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), cujos contratos se encerram no próximo dia 31 e para os quais ainda não houve renovação.

“São 78 bolsistas que estão nos PRODES de todos os biomas, DETER e Terraclass e que correm o risco de não ter a bolsa implementada a tempo, de ficarmos sem salário em dezembro e talvez até janeiro, se o novo contrato não for assinado a tempo para entrar em vigor e as bolsas implementadas até dia 5/11. Com isso, as atividades do monitoramento devem ser paralisadas”, disse uma bolsista que preferiu não se identificar.

Uma manifestação dos bolsistas estava preparada para a tarde desta quinta-feira (26), na frente do Instituto, mas foi cancelada na última hora.

“Estamos nos mobilizando nas redes sociais, utilizando principalmente a #renovaPRODES, e tentando de alguma forma fazer barulho para que haja alguma pressão quanto a isso […] estamos bem desesperados, porque já não temos nenhum benefício e, se não forem implementadas as novas bolsas a tempo, ficaremos sem salário em pleno final de ano”, completou a bolsista.

((o))eco procurou a coordenação do programa de monitoramento por satélite do INPE, que nos informou que a renovação ainda não foi efetivada porque o CNPQ mudou os ritos de aprovação.

“Agora [o projeto] passa por uma análise da Procuradoria do CNPQ e isso causou uma demora maior do que a esperada. Clézio [Clézio De Nardin, diretor do INPE] está em Brasília hoje e vai falar com o presidente do CNPQ para buscar uma solução”, explicou o pesquisador Claudio Almeida, coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas Brasileiros do INPE.

Atualmente, o presidente do CNPQ é o pesquisador Ricardo Galvão, que dirigiu o INPE entre 2016 e 2019 e conhece bem o Instituto.

Segundo Cláudio Almeida, o projeto em questão já passou por todas as análises e áreas técnicas do INPE e do CNPQ e agora só aguarda a aprovação da Procuradoria Especializada do Conselho. Caso não seja aprovado a tempo, os diretores também analisam a possibilidade de pagamento retroativo aos bolsistas.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
6 de outubro de 2023

Desmatamento no Cerrado continua em alta e bate recorde em setembro

Número de alertas registrados no mês é o maior da série histórica do INPE. Maranhão lidera lista de estados que mais desmataram o bioma

Salada Verde
6 de outubro de 2023

Desmatamento na Amazônia cai pelo sétimo mês consecutivo

Número de alertas registrados pelo INPE em setembro deste ano foi 57% menor do que a cifra do mesmo período em 2022

Reportagens
11 de setembro de 2023

Estados e municípios passam a boiada no Cerrado e desafiam Ibama

Autorizações emitidas a rodo, reserva legal "móvel" e ausência de monitoramento legalizaram o que é irregular e compõem cenário de descontrole da derrubada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Erison Carlos dos Santos Monteiro diz:

    Muito triste que um trabalho tão importante como esse seja contratado através de bolsas e que essas bolsas ainda passem por problemas burocráticos como esse. É muito importante pra carreira e pra segurança nacional contratar esses pesquisadores através da CLT e diminuir a precarização da pesquisa científica no país.