Notícias

Os gigantescos perigos para a tartaruga-de-couro

Uma espécie única de tartaruga encontra nas redes de pesca e na intensa captura de seus ovos, enormes ameaças à sua existência.

Redação ((o))eco ·
5 de dezembro de 2014 · 9 anos atrás

Um filhote de tartaruga-de-couro ([i]Dermochelys coriacea[/i]). Foto:
Um filhote de tartaruga-de-couro ([i]Dermochelys coriacea[/i]). Foto:

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) é a maior de todas as tartarugas marinhas, com tamanho médio em torno de 2m de comprimento e 700 kg de peso. Espécie única do gênero Dermochelys, seu casco tem aparência e textura semelhantes ao couro, em vez da dura carapaça óssea das demais tartarugas. Ela é encontrada em todo o planeta, com sete subpopulações espalhadas pelos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. Apesar de extensa distribuição, o número de tartarugas de couro foi reduzido drasticamente no século passado em razão da intensa coleta de ovos para comércio e subsistência (principalmente no Sudeste Asiático) e a captura incidental na pessca. De acordo com a IUCN, em uma escala global, a tartaruga-de-couro está listado como Vulnerável à extinção, mas muitas subpopulações (como as que habitam o Pacífico e o Atlântico Sudeste) estão Criticamente em Perigo.

 

 

Leia Também
Atum-rabilho: caiu na rede, está em extinção
Deixe o panda-vermelho em paz
Os preciosos golfinhos-de-hector

 

 

 

 

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.