Notícias

As cores e as formas da natureza

Sabrina Saito, vencedora do 3° Concurso WikiParques de Fotografia, fala sobre a sua foto vencedora. Leia aqui a entrevista.

Paulo André Vieira ·
18 de dezembro de 2014 · 7 anos atrás

Sabrina Saito gosta de ter a natureza por perto. Quando isso não é possível, os registros fotográficos das lindas áreas protegidas que já visitou a ajudam a rememorar as cores, formas, cheiros e sons que tanto a encantam. Sua incrível foto do Morro do Pai Inácio, no Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi a vencedora do 3° Concurso Cultural WikiParques de Fotografia. O Blog do WikiParques faz seu tradicional ping-pong de perguntas com Sabrina, sobre fotografia de natureza, áreas protegidas e para saber como foi feita a sua foto vencedora.

O que a levou a se interessar pela fotografia de natureza?

Sempre gostei muito de estar perto da natureza, viajar, acampar. As cores, formas, cheiros, sons me encantam. Eu precisava começar a registrar aquilo, para além da memória. E foi quando eu comecei a fotografar. Rever fotografias evoca sensações similares às vivenciadas.

Quais foram as áreas protegidas mais bonitas que você já fotografou?

Nossa, eu já passei por muitos lugares lindos nesse Brasil. Acho que as áreas protegidas que mais gostei são: Parque Nacional da Chapada das Mesas, Parque Estadual do Ibitipoca, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Parque Nacional de Jericoacoara, Parque Nacional Pantanal Matogrossense, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Parque Nacional da Chapada Diamantina, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Estadual do Jalapão, Parque Estadual da Ilha Grande, Parque Nacional dos Lençóis MaranhensesParque Nacional da Serra da Bodoquena e Parque Estadual da Ilha do Mel.

Qual área protegida você gostaria de fotografar mas ainda não teve a oportunidade? O que você fotografaria por lá?

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Gosto muito de fotografar animais (marinhos, no caso), mas fotografaria paisagens e tudo mais que pudesse.

Conte um pouco sobre a foto vencedora do concurso. Onde ela foi tirada? Foi uma foto difícil de fazer?

A foto foi tirada no Morro do Pai Inácio, no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Estava com minha mãe e subimos para ver o pôr do sol. Esta foto não foi difícil de fazer, a paisagem ajuda muito, com suas cores, suas texturas, suas formas… O difícil mesmo foi ir embora de lá, já que me empolguei com a fotografia do pôr do sol e desci com minha mãe, que completava seus 60 anos, quase na escuridão.

Alguma dica para amadores que querem fotografar a natureza?

Bem, também sou amadora… Acho que o que move é a curiosidade!

 

Leia também
Conheça a foto vencedora do 3° concurso do Wikiparques
Uma cascata sob a luz do luar
Conheça a foto vencedora do 2° concurso do Wikiparques
A natureza misturada com a arte da fotografia
Veja as fotos mais votadas do concurso do WikiParques
Conheça a foto vencedora do concurso do Wikiparques

  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Notícias
21 de outubro de 2021

Até 2020 Rondônia não possuía lei para regular destinação de terras públicas

Estado tem quase 30% de seu território ocupado por terras não destinadas. Briga entre Legislativo e Executivo rondonienses dificultam formalização dos processos

Reportagens
21 de outubro de 2021

Superintendente dá aval para obras que ameaçam habitat de peixe das nuvens cearense

Duplicação de rodovia no litoral do Ceará foi embargada pelo Ibama em janeiro para proteger espécie de peixe das nuvens ameaçada. Com desembargo, pesquisadores temem pela destruição do habitat já restrito da espécie

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta