
O ano já está quase terminando, mas ainda deu tempo do WikiParques alcançar a marca de 200 verbetes cadastrados. A área protegida em questão é a Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico, localizada no município gaúcho de Rio Grande, em uma área costeira de Pampa. Criada em 10 de dezembro de 2014, a Reserva é a 23ª Unidade de Conservação estadual do Rio Grande do Sul, que não ganhava uma nova área protegida desde 2005, quando da criação do Parque Estadual Quarta Colônia.
Com uma área de 6.253 hectares, esta Reserva Biológica preserva uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves. A reserva abriga áreas insubstituíveis para uma população isolada do macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), além de ser uma região importante para a reprodução do pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). A região abriga ainda grande parte das populações locais das aves gavião-cinza (Circus cinereus), noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicana) e caminheiro-grande (Anthus nattereri).
A criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral no Banhado do Maçarico é uma antiga reivindicação de ambientalistas, que alertavam para ameaças sobre a região, como o plantio de espécies arbóreas exóticas, queimadas sistemáticas das turfeiras, avanço de empreendimentos eólicos, sobrepastoreio pelo gado e contaminação por agrotóxicos.
A bela fauna do Banhado do Maçarico pode ser apreciada no Flickr do fotógrafo Cláudio Dias Timm, que registrou desde os caboclinhos-de-papo-branco (Sporophila palustris) até os Jacarés-do-papo-amarelo (Caiman latirostris) encontrados na região.
![Caboclinho-de-papo-branco ([i]Sporophila palustris[/i]) macho. Foto:](/wp-content/uploads/oeco-migration/images/stories/dez2014/Caboclinho-de-papo-branco-Sporophila-palustris.jpg)
![Jacaré-do-papo-amarelo ([i]Caiman latirostris[/i]). Foto:](/wp-content/uploads/oeco-migration/images/stories/dez2014/Jacare-do-papo-amarelo-Caiman-latirostris.jpg)
Dica: Semeia
Leia também
A biodiversidade nas fotos do WikiParques
Mangue Seco, um dos grandes atrativos de Jericoacoara
Um santuário das perobas-rosas no sul do Brasil
Leia também
Brasil perdeu 1,4 bilhão de toneladas de carbono do solo por conversão de áreas naturais à agricultura
Quantidade equivale à emissão de 5,2 bilhões de toneladas de CO2 equivalente, segundo cálculo feito por pesquisadores da Esalq-USP e da Embrapa →
Um ano de Trump: como os Estados Unidos reverteram avanços climáticos, dentro e fora do país
Earth.Org analisa algumas das ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desde sua posse em 20 de janeiro de 2025, e o que elas significam para os estadunidenses e para o mundo →
Justiça afasta indenização milionária envolvendo desapropriação no Parque Nacional do Caparaó
TRF-2 reconheceu prescrição e e livrou Ibama e ICMBio de indenização sobre áreas da Unidade de Conservação criada em 1961 →





