![Doninha-de-patas-pretas ([i]Mustela nigripes[/i]) fotografada no norte do Colorado, EUA. A agência do governo Fish and Wildlife Service conduz um programa de criação em cativeiro e reintrodução da espécie na natureza. Foto:](/wp-content/uploads/oeco-migration/images/stories/Jan2015/doninha-de-pata-preta.jpg)
A doninha-de-patas-pretas (Mustela nigripes) é uma espécie de mustelídeo nativa das regiões centrais da América do Norte, do sul do Canadá ao norte do México. Também conhecida como furão-do-pé-preto, a espécie entrou em declínio populacional ao longo do século XX devido à queda drástica da população de cães-da-pradaria e à peste silvestre. As doninhas são mamíferos carnívoros muito dependentes dos cães-da-pradaria, que representam 91% de toda sua dieta. Por muito tempo, os cães foram caçados como pragas por serem considerados como ameaça às colheitas e, consequentemente, as doninhas sofreram com a escassez de alimento até serem consideradas Extintas na Natureza em 1987. Apesar disto, através de um esforço de refaunação realizado entre 1991 e 2008, foi possível a reintrodução da espécie que atualmente conta com cerca de 1.000 indivíduos adultos. A espécie é considerada Em Perigo de Extinção pela Lista Vermelha da IUCN porque, apesar da retomada da população, ainda há as ameaças da perda de habitat, das reduzidas fontes de alimento (populações de cães-de-pradaria) e de doenças.
Leia Também
A baleia-comum hoje é baleia-rara
Os gigantescos perigos para a tartaruga-de-couro
Atum-rabilho: caiu na rede, está em extinção
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Academia Brasileira de Ciências debate futuro dos oceanos e prepara dossiê científico sobre desafios globais
Inspirado pela Década da Ciência Oceânica da ONU, o evento reuniu pesquisadores para discutir mudanças climáticas, governança global e inovações tecnológicas voltadas ao futuro sustentável →
Turismo em unidades de conservação federais movimenta R$ 40,7 bilhões e reforça pressão por investimentos
Estudo do ICMBio aponta que turismo em áreas protegidas gerou R$ 20,3 bilhões ao PIB e arrecadação superior ao dobro do orçamento do órgão em 2025 →
MPF pede prioridade máxima para criar Refúgio de Vida Silvestre após atentado na Serra da Chapadinha
Ofícios enviados a órgãos estaduais e federais pedem também a investigação rigorosa do crime e, proteção imediata das vítimas e comunidades tradicionais que vivem na serra →
