Notícias

Aumenta número de pandas gigantes na China

Esta é a quarta edição do censo, realizado desde a década de 1970. Os dados mostram que houve crescimento da população de pandas no país.

Redação ((o))eco ·
1 de março de 2015 · 7 anos atrás

 

Panda filhote descansa no Zoológico de São Diego, EUA. População se recupera devido aos programas de reprodução de cativeiro. Foto: Fortherock.
Panda filhote descansa no Zoológico de São Diego, EUA. População se recupera devido aos programas de reprodução de cativeiro. Foto: Fortherock.

O governo chinês acaba de lançar os resultados do último censo do panda, que contabiliza os pandas gigantes existentes no país. Esta é a quarta edição do censo, realizado desde a década de 1970. Os resultados são animadores.

Foram estimados 1.864 pandas em liberdade em terras chinesas. Em 2003, na terceira edição do censo, eram 1.596 vivendo em áreas protegidas, que consistem em áreas de manejo florestal, reservas naturais e corredores migratórios. O aumento foi de 268 animais em uma década.

Pode parecer pouco, mas os pandas são animais de crescimento lento e reprodução mais lenta ainda. A maturidade sexual só chega aos 5 anos e as fêmeas só entram no cio num curtíssimo período de 72 horas por ano.

São, em média, dois filhotes por gravidez e, ao nascer, a mãe panda tende a escolher um para cuidar e rejeitar o outro, pois carece de energia para cuidar de dois filhotes ao mesmo tempo. Isso tudo reduz, e muito, a chance de recompor a população de pandas, ameaçada pela caça e pela falta de bambu, sua principal fonte de alimentação. A expansão da agricultura em áreas endêmicas dos pandas ainda ameaça a espécie, pois diminui a área onde o bambu fica disponível.

A espécie ficou conhecida no Ocidente principalmente após o animal virar  símbolos de uma das maiores organizações ambientais do mundo, o WWF, que desenvolve, com o apoio do governo chinês, um programa de proteção ao panda que consiste em reservas naturais, corredores migratórios e áreas de manejo florestal sustentável.

A iniciativa tem papel importante na conservação não só do panda – que está ameaçada de extinção – como também de outras plantas e animais raros, como o takin, o panda vermelho e a íbis-do-japão, que vivem no mesmo habitat que o panda.

Censos

O primeiro censo, realizado entre 1974 e 1977, estimou que a população de pandas oscilava entre 1050-1100 pandas. A segunda pesquisa, realizada entre 1985 e 1988 com a entrada do WWF, mostrou uma população de 1.120. A terceira, entre 1998 e 2002, deu 1.596 pandas. O último censo, divulgado neste sábado, contabilizou 1.864 pandas em liberdade em terras chinesas.

De acordo com  Chen Fengxue, vice-chefe da Administração Florestal do Estado (SFA), a China criou 27 novas reservas naturais para pandas gigantes, elevando o número total para 67, o que contribuiu para o aumento da população panda gigante.

 

Leia Também
Pandas gigantes serão transportados da China para o Canadá    
A vida sexual dos pandas    
Panda$

 

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Salada Verde
20 de outubro de 2021

Em comemoração de seus 10 anos, Onçafari lança concurso de fotografia

Fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever até o dia 14 de novembro. Vencedores terão a oportunidade de fotografar a fauna e flora existentes na sede da Onçafari, no Pantanal

Notícias
20 de outubro de 2021

INPE não tem recursos garantidos para pagamento de água e luz até final do ano

Destinação de R$ 5 milhões pela AEB deu um respiro ao Instituto, mas órgão ainda aguarda verba de outras fontes para honrar despesas de funcionamento até dezembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta