![]() |
A seção newsgames da revista Superinteressante costuma listar os melhores sites e projetos de jornalismo digital. Dessa vez, o Infoamazônia, projeto de O Eco em parceria com a internews, está entre os 10 melhores do ano.
Lançado na Rio+20, o Infoamazônia apresenta ao leitor uma mapa da Amazônia sobre o qual podem ser sobrepostas várias camadas. Entre elas, desmatamento, fogo, mineração, hidrelétricas e distribuição de gado. Cada vez que o leitor escolhe qual camada quer visualizar, o mapa da Amazônia passa a apresentar os locais e os dados do assunto escolhido.
Outra capacidade do InfoAmazônia é geolocalizar histórias jornalísticas. Geolocalização é um neologismo do chamado jornalismo de dados. Nesse caso, significa que uma história escrita sobre Altamira, no Pará, pode virar uma espécie da alfinete no mapa da Amazônia. Você pode escolher um lugar e ver quais reportagens já foram escritas sobre ele.
A coisa funciona também na direção oposta. O jornalista que estudar o InfoAmazônia pode perceber padrões de desmatamento, fogo ou outros parâmetros que deveriam receber atenção. Se descobrir que ninguém ainda escreveu sobre, por exemplo, uma concentração de focos de incêndio em torno da BR 163 Belém-Santarém, pode enxergar aí uma boa oportunidade para uma nova reportagem.
Disponível em 3 línguas (inglês, português e espanhol), o site cobre toda o bioma amazônico, a chamada Panamazônia, que abarca 9 países da América do Sul.
Na lista da Super, outros projetos figuram na lista de destaques, como o Basômetro, do Estadão, e o Diário de Classe, criado pela adolescente Isadora Faber.
Veja a lista completa neste link: http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/o-melhor-do-ano-10-melhores-projetos-de-jornalismo-digital-de-2012/
Leia também

Caatinga: o bioma quase esquecido que resiste com ciência, conservação e esperança
As iniciativas de conservação, a produção constante de pesquisas científicas e o envolvimento cada vez maior da sociedade oferecem novas perspectivas para a Caatinga →

Após pressão, Helder Barbalho pede fim dos embargos em Altamira
Governador do Pará leva comitiva a Brasilia para pedir que governo federal libere as 544 propriedades com ilícitos ambientais embargadas pelo MMA em Altamira →

Em carta, presidência da COP30 fala em “preparar-se para o imponderável”
Na segunda carta à comunidade internacional, André Corrêa do Lago fala de metas autodeterminadas. Sociedade civil critica ausência de menção ao fim dos fósseis →