Salada Verde

Infoamazônia é destaque em lista de inovação digital

Revista Superinteressante escolheu os 10 melhores projetos de jornalismo digital de 2012. Projeto de ((o))eco faz parte desta seleta lista.

·
20 de dezembro de 2012 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A seção newsgames da revista Superinteressante costuma listar os melhores sites e projetos de jornalismo digital. Dessa vez, o Infoamazônia, projeto de O Eco em parceria com a internews, está entre os 10 melhores do ano.

Lançado na Rio+20, o Infoamazônia apresenta ao leitor uma mapa da Amazônia sobre o qual podem ser sobrepostas várias camadas. Entre elas, desmatamento, fogo, mineração, hidrelétricas e distribuição de gado. Cada vez que o leitor escolhe qual camada quer visualizar, o mapa da Amazônia passa a apresentar os locais e os dados do assunto escolhido.

Outra capacidade do InfoAmazônia é geolocalizar histórias jornalísticas. Geolocalização é um neologismo do chamado jornalismo de dados. Nesse caso, significa que uma história escrita sobre Altamira, no Pará, pode virar uma espécie da alfinete no mapa da Amazônia. Você pode escolher um lugar e ver quais reportagens já foram escritas sobre ele.

A coisa funciona também na direção oposta. O jornalista que estudar o InfoAmazônia pode perceber padrões de desmatamento, fogo ou outros parâmetros que deveriam receber atenção. Se descobrir que ninguém ainda escreveu sobre, por exemplo, uma concentração de focos de incêndio em torno da BR 163 Belém-Santarém, pode enxergar aí uma boa oportunidade para uma nova reportagem.

Disponível em 3 línguas (inglês, português e espanhol), o site cobre toda o bioma amazônico, a chamada Panamazônia, que abarca 9 países da América do Sul.

Na lista da Super, outros projetos figuram na lista de destaques, como o Basômetro, do Estadão, e o Diário de Classe, criado pela adolescente Isadora Faber.

Veja a lista completa neste link: http://super.abril.com.br/blogs/newsgames/o-melhor-do-ano-10-melhores-projetos-de-jornalismo-digital-de-2012/

Leia também

Notícias
30 de março de 2023

Câmara aprova norma com retrocessos ao Código Florestal e à Lei da Mata Atlântica

“Jabutis” colocados em Medida Provisória 1150/2022 fragilizam regularização ambiental e aumentam possibilidade de desmatamento em vegetação primária na Mata Atlântica. SNUC também foi afetado

Reportagens
30 de março de 2023

Recursos chineses podem ampliar impactos em estados pantaneiros

A reaproximação Brasil-China pode azeitar investimentos, inclusive em usinas no rio Cuiabá. Os aportes já somam ao menos R$ 38 bilhões

Reportagens
30 de março de 2023

Despreparo do Congresso sobre clima prejudica investimentos internacionais no país, diz especialista

Novas regras da União Europeia poderão causar desarranjos na produção de commodities, mas ainda não são suficientes para fazer do clima uma pauta para além do espectro ‘direita e esquerda', segundo análise de Mônica Sodré, da Rede de Ação Política pela sustentabilidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. Anselmo diz:

    Como podemos fazer ajudar o meio ambiente, e lucrar com isso?