Notícias

Amazonas: Polícia apreende 150 kg de carne de caça em feira

Carnes de peixe-boi, paca, veado e anta estavam sendo vendidas por cerca de 15 reais o quilo. Dono da banca foi preso em flagrante.

Fábio Pellegrini ·
13 de julho de 2015 · 9 anos atrás

Feirante tentava mascarar a carne de caça quando foi  surpreendido pelo policiais. Fotos: BPMA/AM
Feirante tentava mascarar a carne de caça quando foi surpreendido pelo policiais. Fotos: BPMA/AM

Aproximadamente 150 kg de carne de animais silvestres foram apreendidos pelo Batalhão Ambiental da Policia Militar do Amazonas, em Manacapuru, a 80 km de Manaus, na semana passada. As carnes de peixe-boi, paca, veado e anta, além de 14 quelônios eram comercializadas na Feira da Liberdade.

O dono da banca onde a carne era vendida foi preso em flagrante e levado à delegacia local, onde pagou fiança e responderá pelo crime em liberdade. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (lei 9605/98), em seu artigo 29, ele poderá ser condenado a seis meses a um ano de prisão, além de ser multado e indiciado.

O peixe-boi-da-amazônia consta no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção como espécie em situação vulnerável e, segundo o documento, apesar de estar protegido por lei desde 1967, é provavelmente o mamífero mais caçado da fauna brasileira. Sua caça e comercialização, assim como de produtos derivados, podem levar o infrator a até dois anos de prisão.

O tenente Torres, do Batalhão Ambiental, disse à reportagem de ((o))eco que a carne de caça era vendida a cerca de R$ 15 reais o quilo. Segundo ele, embora muita gente ainda tenha o costume de se alimentar de carne de animais silvestres na região, as pessoas estão se tornando mais informadas sobre o assunto e sobre a lei. Para Torres, isto significa que o consumo desse tipo de carne tende a diminuir, ainda mais com o reforço na fiscalização.

Ainda segundo o tenente, todo o produto da apreensão foi incinerado pois não pode ser doado a instituições de caridade por não haver informações sobre à saúde dos animais. Já os quelônios foram reintroduzidos na natureza.

Toda o produto da apreensão foi incinerado. Já os  quelônios foram devolvidos à natureza.
Toda o produto da apreensão foi incinerado. Já os quelônios foram devolvidos à natureza.

 

 

Leia Também
Caçadores presos em pousada no Pantanal
Japão está proibido de caçar baleias na Antártica
A caça ao javali e outras pragas

 

 

 

Leia também

Colunas
2 de dezembro de 2010

A caça ao javali e outras pragas

Regra do Ibama que proibe caça é um 'mostrengo' que complica ainda mais a conservação de espécies nativas.

Notícias
31 de março de 2014

Japão está proibido de caçar baleias na Antártica

Após ação da Austrália, país asiático será obrigado a deixar de fazer caça "científica" no Santuário de Baleias do Oceano Austral.

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.