Notícias

Amazônia registra recorde de queimadas no mês de maio

Número de focos de incêndio é o segundo maior em 18 anos, só perdendo para 2022. Norte da Amazônia já começa a sentir efeitos do El Niño

Cristiane Prizibisczki ·
2 de junho de 2023

O fogo já começa a castigar a Amazônia. Somente em maio, foram contabilizados 1.692 focos, o segundo maior valor para o período desde 2005, só perdendo para ano passado, quando foram registrados 2.287 focos no mês. Os dados são do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e foram atualizados na quinta-feira (1º).

A quantidade de focos registrados em maio é 58% maior do que a média para o mês (1.067 focos). Durante todo o ano – até 2 de junho – já foram contabilizados 5.287 focos.

Maio é considerado o primeiro mês da estação seca no bioma amazônico, mas, historicamente, ainda apresenta números relativamente baixos de queimadas. Em apenas nove dos 25 anos de medições o valor passou de 1.000 focos – a média para o mês é alta devido ao recorde registrado em 2004, quando uma grande estiagem provocou 3.131 focos no período.

Segundo o pesquisador do INPE Luiz Aragão, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto, números mais elevados nos meses iniciais do ano estão relacionados a períodos de maior seca no hemisfério norte, que já começa a sentir os efeitos do El Niño, fenômeno esperado para este ano. Essa seca, segundo ele, é sentida ao norte da Amazônia, que também queima mais.

 “Os valores de ocorrência de queimadas são maiores no início do ano como resultado das queimas mais ao norte da Amazônia, especialmente Roraima”, explicou, a ((o))eco.

De acordo com Aragão, quando os anos não têm clima extremo de transição, como o que estamos verificando agora, com a passagem do La Niña para o El Niño, a tendência é que a ocorrência de queimadas seja menor no início do ano e aumente ao longo do tempo, atingindo o pico em setembro.

Segundo outro programa do INPE, chamado Sala de Situação, os estados que mais registraram focos foram Mato Grosso, Pará e Roraima.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
26 de abril de 2023

Brasil queimou área duas vezes maior que o Mato Grosso entre 1985 e 2022, diz levantamento

Análise do MapBiomas mostra detalhes dos 185 milhões de hectares de vegetação queimados no país nos últimos 38 anos

Reportagens
6 de abril de 2023

Absorção de poluentes por áreas indígenas na Amazônia evita 15 milhões de casos de doença por ano

Redução de doenças respiratórias e cardiovasculares em período de queimadas gera economia de 2 bilhões de dólares/ano para cidades inseridas no bioma, mostra estudo

Salada Verde
31 de janeiro de 2023

Queimadas na Amazônia caem 33% no primeiro mês do governo Lula

Redução de focos é em comparação com a média histórica do INPE para janeiro. Número é o terceiro menor da década e tem relação com estação chuvosa no bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Valdir A Neves diz:

    Não é culpa do governo
    .. agora … como antes ?