Notícias

Queimadas na Amazônia atingem número recorde em fevereiro

Puxado por Roraima, número de focos de calor registrados pelo INPE no mês é o maior em 25 anos de medições

Cristiane Prizibisczki ·
29 de fevereiro de 2024

A Amazônia está sendo consumida pelo fogo neste início de 2024. Somente em fevereiro, foram registrados 2.961 focos de calor, a maior cifra em 25 anos de medições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Os números, computados até o dia 28 de fevereiro, data da última atualização, são 3,7 vezes maiores do que a média para o mês – 807 focos – e 303% maiores do que o mesmo período de 2023, quando foram registrados 734 focos.

O aumento no número de queimadas foi puxado pelo estado de Roraima, que vive atualmente sua estação seca, ao contrário do resto do bioma, cuja estação seca tem início em junho, com pico em setembro.

Neste estado, até o dia 28 foram computados 2002 focos, 68% do total registrado em todo bioma no período.

Segundo Erika Berenguer, pesquisadora das Universidades de Oxford e Lancaster, no Reino Unido, e uma das maiores referências sobre foco em florestas tropicais do mundo, o aumento dos números pode ser explicado por dois fatores: fenômeno El Niño e características da Amazônia no estado.

“Roraima é a área com mais savana na Amazônia e existe uma grande pressão da soja nessas áreas, chamadas de lavrado. Faz sentido também falar em estação seca, que em Roraima acontece no início do ano, e em El Niño, porque em 2016, quando tivemos reflexos de um El Ninõ forte, os números também foram altos”, disse.

De acordo com Haron Xaud, pesquisador da Embrapa e professor de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Federal de Roraima (UFRR), grandes áreas de savana no estado queimaram em janeiro, quando foram computados 604 focos. O problema, segundo ele, é que o fogo agora atinge áreas protegidas.

“Em fevereiro grandes áreas de floresta, incluindo Unidades de Conservação e Terras Indígenas, começaram a queimar. Verificamos que a grande maioria das queimadas são ilegais e de origem antrópica”,diz.

Nas áreas de vegetação tipica de Cerrado dentro da Amazônia Legal, a porção que deve ser protegida em propriedades rurais é de 35%, ao contrário dos 80% das áreas florestais. Por isso, as autorizações de queimadas, emitidas pelos governos estaduais, contribuem, direta e indiretamente, para o cenário atual.

Em Roraima, o chamado ciclo de queimadas – período em que as queimadas autorizadas podem acontecer – iria até 9 de março, mas em 21 de fevereiro a Fundação do Meio Ambiente e Meios Hídricos (Femarh) suspendeu a liberação de licenças por tempo indeterminado.

Mesmo assim, o Greenpeace atribui ao governo estadual a responsabilidade do aumento nos focos. Segundo a organização, o poder local deveria ter cancelado as autorizações muito antes.

“É inaceitável que o governo estadual tenha concedido licenças para queimadas nessa situação, elevando os focos de calor na região, colocando em risco o meio ambiente e a saúde da população”, disse Rômulo Batista, porta-voz do Greenpeace Brasil.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2024

Seca extrema na Amazônia em 2023 fez queimadas aumentarem 35%

Em todo Brasil, queimadas e incêndios atingiram área 6% maior do que em 2023. Pastagens foram áreas mais afetadas pelo fogo, mostra levantamento

Notícias
5 de fevereiro de 2024

48 mil morreram por ondas de calor no Brasil entre 2000 e 2018

Eventos de temperatura extrema aumentaram quase quatro vezes desde os anos 1970, mostra estudo; idosos, mulheres, negros e menos escolarizados são os mais afetados

Análises
31 de janeiro de 2024

Caminhos para Belém: os desafios de uma transição energética justa

A Conferência do Clima dos Emirados Árabes colocou os combustíveis fósseis na mira de forma inédita; o financiamento para realizar o plano de descarbonização é o grande desafio a ser enfrentado até 2025

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.