Notícias

Amazônia tem maior número de queimadas em 16 anos para o mês de junho

Bioma registrou 2.911 focos até esta sexta-feira, só perdendo para junho de 2007, quando foram registrados cerca de 3,5 mil incêndios

Cristiane Prizibisczki ·
30 de junho de 2023

O pico de estiagem na Amazônia ainda não começou, mas o bioma já registra aumento expressivo no número de queimadas. Somente em junho, foram 2.911 focos até esta sexta-feira (30), segundo medições do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Mesmo faltando um dia para fechar o mês, já se sabe que a quantidade de focos no período é a maior dos últimos 16 anos, só perdendo para junho de 2007, quando foram registradas 3.519 queimadas.

O número medido pelo INPE para junho também está 13% maior do que a média para o mês (2.682 focos). Em todo ano, já foram registrados 8.180 pontos de fogo no bioma (também até o dia 30/06).

Junho é considerado o segundo mês da estação seca na floresta tropical brasileira, mas, historicamente, ainda apresenta números relativamente baixos de queimadas. Os meses de maior estiagem – e mais fogo – são julho, agosto, setembro e outubro.

Queimadas nos estados 

De acordo com a plataforma Sala de Situação da Amazônia, também do INPE, o estado com maior número de queimadas em junho foi o Mato Grosso, com 65% do total (cerca de 1890 focos). 

Em solo mato grossense, 82% das queimadas aconteceram em áreas registradas como privadas e 12% em terras sem definição fundiária. Os outros 6% dos focos registrados aconteceram em Terras Indígenas e Assentamentos Rurais.

O segundo estado com maior número de queimadas em junho foi o Pará, com 20% do total para o bioma no período. Nesta unidade da federação, 61% das queimadas aconteceram em áreas declaradas como privadas, 15% em assentamentos, outros 15% em áreas sem definição fundiária, 3,6% em Terras Indígenas, 3% em Florestas Públicas e 2,4% em Unidades de Conservação.

Segundo a Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, esse aumento das queimadas já nos primeiros meses do chamado “inverno amazônico” tem referência direta com a chegada do El Niño no país.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
2 de junho de 2023

Amazônia registra recorde de queimadas no mês de maio

Número de focos de incêndio é o segundo maior em 18 anos, só perdendo para 2022. Norte da Amazônia já começa a sentir efeitos do El Niño

Notícias
26 de abril de 2023

Brasil queimou área duas vezes maior que o Mato Grosso entre 1985 e 2022, diz levantamento

Análise do MapBiomas mostra detalhes dos 185 milhões de hectares de vegetação queimados no país nos últimos 38 anos

Reportagens
6 de abril de 2023

Absorção de poluentes por áreas indígenas na Amazônia evita 15 milhões de casos de doença por ano

Redução de doenças respiratórias e cardiovasculares em período de queimadas gera economia de 2 bilhões de dólares/ano para cidades inseridas no bioma, mostra estudo

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. luizpradobr diz:

    Sempre é bom ver um governo de extrema esquerda – com um presidente anacrônico que se orgulha de ser chamado de comunista (nada mais anacrônico) – diluir-se nas próprias mentiras, no caso sobre políticas ambientais.