Notícias

Galeria: cheia de rios no Acre deixa 19 das 22 cidades do estado em emergência

Cidades recebem mantimentos dos governos estadual e federal, e inundações atingem também Amazonas e Bolívia; ministros visitam estado e anunciam R$ 24 milhões em ajuda

Gabriel Tussini ·
7 de março de 2024

O Acre está debaixo d’água. Desde o dia 21 de fevereiro, quando fortes tempestades atingiram o estado, os rios Purus, Acre, Juruá, Tarauacá e Envira, além de diversos igarapés, estão em cheias históricas. Na capital Rio Branco, o rio Acre atingiu a marca de 17,84 metros acima do leito nesta terça (05), a segunda maior marca já registrada. 19 dos 22 municípios acreanos estão em situação de emergência, à exceção apenas de Acrelândia, Bujari e Senador Guiomard. 

Segundo boletim de hoje do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), o Acre é atualmente o estado com maior risco hidrológico no país, com cerca de metade do estado (incluindo a capital Rio Branco) em risco “muito alto”, e outra metade em risco “alto”, com previsão de pancadas de chuva. A propagação das cheias gera ainda risco “médio” em grande parte do Amazonas.

De acordo com a última atualização do governo estadual, com dados de 14 municípios em situação considerada mais crítica, atualmente 10.247 pessoas estão desabrigadas, e outras 17.672 estão desalojadas devido às cheias. 100 abrigos foram montados nestas cidades. A cheia dos rios causou ainda inundações em cidades do Amazonas e da Bolívia.

O município de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, teve 20 pontes destruídas pela força das águas, perdendo suas ligações terrestres com o resto do país – agora a cidade está ligada apenas à vizinha Cobija, do lado boliviano.

Na cidade, o rio Acre atingiu a marca de 15,56 m, a maior cheia da história. 75% da cidade foi alagada. “Infelizmente, essas mudanças climáticas não são mais fenômenos de longo espaço de tempo. Praticamente todo ano [uma cheia] virou realidade”, disse a prefeita Fernanda Hansemm (PP), ao UOL. A cidade anunciou planos para realocar construções para áreas mais altas, medida defendida pelo governador Gladson Cameli (PP), que pedirá ajuda federal para isso. “Vamos fazer esse apelo ao presidente Lula para que a gente consiga avançar”, prometeu.

Homem olha sapatos enlameados após o rio Acre transbordar devido a fortes chuvas, em Brasileia, Brasil, 1º de março de 2024. Crédito: Claudia Morales/Reuters/Folhapress
O município de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, teve 20 pontes destruídas pela força das águas, perdendo suas ligações terrestres com o resto do país. Crédito: Claudia Morales/Reuters/Folhapress.

Na terça-feira (05), o governador esteve pessoalmente na Aldeia Indígena Jatobá, em Assis Brasil, onde foram entregues medicamentos e mantimentos. O governo do estado também enviou ajuda para cidades como Porto Walter, Manoel Urbano, e a capital, Rio Branco.

O governo federal também enviou ajuda. Em ligação com o governador e com o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), na quinta passada, o então presidente em exercício, Geraldo Alckmin, prometeu ajuda humanitária e para a reconstrução dos municípios. 

Na segunda (4), os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), estiveram em Rio Branco, onde se reuniram com Cameli. A comitiva esteve também em Brasileia, onde se reuniram com representantes de outros 5 municípios da região. Segundo Góes, “cerca de R$ 24 milhões serão liberados para compra de água, comida, combustível, entre outros itens de primeira necessidade”.

Além disso, chegaram na terça-feira (05) ao estado 8 kits de anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, luvas e seringas enviados pelo Ministério da Saúde e distribuídos para os municípios de Rio Branco, Marechal Thaumaturgo, Epitaciolândia, Tarauacá, Xapuri, Feijó e Porto Walter. Esses se juntam aos 5 kits enviados na última semana. Segundo o ministério, os insumos têm capacidade de atender até 3 mil pessoas durante um mês.

Ruas alagadas em Rio Branco, capital do Acre, devido às fortes chuvas que atingem o estado. Enchentes afetam ao menos 11 mil pessoas em 17 cidades do estado. Foto: Odair Leal/Folhapress
Ruas alagadas na capital do Acre, Rio Branco. Foto: Odair Leal/Folhapress
  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Análises
27 de setembro de 2021

A Amazônia no Acre pede socorro

A contribuição do governo do Estado do Acre para a boiada do desmatamento e das queimadas avançar no território acreano. Estado é o terceiro que mais desmatou em agosto

Notícias
19 de agosto de 2021

Grilagem a qualquer tempo: Acre não possui marco temporal para ocupação de terras

Falta de data limite para ocupação de áreas pertencentes ao Estado favorece grilagem visando à regularização futura, mostra relatório do Imazon

Reportagens
9 de junho de 2021

Projeto de rodovia deixa em risco outra área intocada da Amazônia

No Acre, propostas para conectar ‘municípios isolados’ a estradas principais tendem a avançar desmatamento já em alta para regiões intactas do bioma; após o Alto Juruá, o Alto Purus é o alvo de políticos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.