Notícias

Governo cria duas reservas extrativistas no Pará

Após quase duas décadas de luta, comunidades tradicionais comemoram a criação das reservas extrativistas marinhas Filhos do Mangue e Viriandeua, no nordeste do estado

Duda Menegassi ·
22 de março de 2024

Após quase duas décadas de luta, as comunidades tradicionais do litoral nordeste do Pará podem, enfim, comemorar. Nesta quinta-feira (21), o governo assinou os decretos de criação das reservas extrativistas marinhas Filhos do Mangue e Viriandeua que juntas somam cerca de 74 mil hectares  de grande importância socioambiental. As duas unidades de conservação, situadas na região do Salgado Paraense, ajudarão a proteger o maior e mais conservado cinturão  contínuo de manguezais do planeta.

Com aproximadamente 40 mil hectares, a Reserva Extrativista (Resex) Filhos do Mangue, nos municípios de Primavera e Quatipuru, e Salinópolis, abriga cerca de 4 mil famílias. Já a Resex Viriandeua, em Salinópolis e São João de Pirabas, conta com cerca de 34 mil hectares, divididos em três áreas, onde vivem cerca de 3.100 famílias.

“São quase 10 mil pessoas que serão beneficiadas por essas novas unidades, uma luta de quase 15 anos da comunidade, com o apoio da Confrem e CNS”, afirma o ativista socioambiental Alan Amorim, da Comissão Próresex Viriandeua e Filhos do Mangue. “Defender os ecossistemas costeiros torna-se nossa obrigação, pois são um dos depósitos mais ricos da biodiversidade marinha, estão, ao longo de cerca de metade das costas do mundo, ameaçados por atividades relacionadas ao desenvolvimento”, completa. 

Resex estão inseridas na maior faixa contínua conservada de manguezais do mundo. Foto: Acervo ICMBio.

Unidade de conservação da categoria de uso sustentável, as reservas extrativistas serão geridas junto com as comunidades e direcionadas para o manejo de base comunitária, em harmonia com a proteção dos manguezais e da biodiversidade.

Os decretos de criação da Reserva Extrativista Filhos do Mangue e da Reserva Extrativista Viriandeua foram publicados nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da União. 

A criação das resex fez parte da celebração do Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março. Também foi assinado decreto que retoma a Comissão de Gestão de Florestas Públicas (CGFlop). O evento contou com a participação do presidente Lula e dos ministros Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Anielle Franco, da Igualdade Racial, Rui Costa, da Casa Civil, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e Silvio Almeida, de Direitos Humanos e Cidadania. Os presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do ICMBio, Mauro Pires, também participaram.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
7 de março de 2024

Yara Schaeffer-Novelli, a grande mãe dos manguezais brasileiros

A ciência brasileira sabia muito pouco sobre manguezais quando Yara Schaeffer-Novelli decidiu se debruçar sobre o assunto em 1976. E ela nunca mais parou de pesquisá-los

Reportagens
19 de fevereiro de 2024

Na Amazônia, bloco de Carnaval reúne milhares de foliões no manguezal

“Pretinhos do Mangue”, em Curuçá (PA), exalta a cultura do mangue na festa mais popular da Terra, mas festejo coincide com o defeso do caranguejo-uçá, que deveria ser deixado em paz no período

Reportagens
8 de novembro de 2023

População local é chave para regenerar mangues

Ameaçados pelo desmatamento e mudanças climáticas, os manguezais possuem realidades distintas na Mata Atlântica e Amazônia brasileira. Projetos locais tentam impedir repetição de erros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.