Notícias

Governo da Paraíba extingue parque estadual na Caatinga

Com o fim da área protegida, parte do terreno de 267 hectares será destinado para construção de um centro de convenções. Argumento para extinção foi o estado de abandono do parque

Duda Menegassi ·
1 de novembro de 2020 · 3 anos atrás
Imagem aérea do Parque Estadual do Poeta, em Campina Grande, Paraíba. Foto: Relatório Sudema/Reprodução

Na última quarta-feira (28), foi publicada uma lei que extingue a área do Parque Estadual do Poeta e Repentista Juvenal de Oliveira, no município de Campina Grande, na Paraíba. O texto foi encaminhado pelo próprio governador do estado, João Azevedo Lins Filho (Cidadania-PB), e aprovado pela Assembleia Legislativa do estado. A unidade de conservação havia sido criada em 2004 e protegia um território de 267 hectares de Caatinga. No local está prevista a construção de um centro de convenções e de um shopping center.

A publicação da Lei nº 11.797 desafeta a unidade de conservação (UC), conhecida popularmente como “Parque do Poeta”, e abre caminho para toda sorte de empreendimentos comerciais e imobiliários no terreno. Parte da área previamente protegida está destinada para construção do Centro de Convenções de Campina Grande, mas ainda não há clareza sobre o tamanho do território que será utilizado para este fim.

A proposta de desafetação do parque foi aprovada na Assembleia Legislativa da Paraíba com 18 votos favoráveis, três contrários e cinco abstenções.

Em sua justificativa no Projeto de Lei, o governador apontou a proteção ambiental como um entrave para o desenvolvimento econômico. “Consequência natural da existência de qualquer UC consiste na restrição ao exercício e licenciamento de atividades econômicas no interior daquele espaço territorialmente protegido, salvo em situações excepcionadas em lei (utilidade pública e interesse social)”. O texto acrescenta ainda que é obrigação do poder público implementar as unidades de conservação com ações como regularização fundiária e Plano de Manejo, mas que mesmo sem adotar as medidas para efetiva implementação, “a criação de uma UC continua produzindo efeitos legais, condicionando e limitando as atividades econômicas em seu interior”.

O parque não possuía Plano de Manejo nem Conselho Gestor e tampouco tinha sua situação fundiária resolvida, e nos últimos anos vinha sendo pressionado pela expansão urbana do município de Campina Grande e pela crescente especulação imobiliária. Na lista de atividades irregulares registradas dentro dos limites da unidade de conservação estavam a abertura de vias, extração mineral, invasão da área com intuito de moradia e desmatamento.

Área de mineração desativada dentro do Parque Estadual do Poeta. Foto: Relatório Sudema/Reprodução

O governador afirma ainda que “no caso do Parque Estadual do Poeta, em que pese a finalidade de preservação da natureza de que se revestiu sua criação, percebe-se que o mesmo não atende aos elementos obrigatórios a toda e qualquer UC”, e acrescenta que não existem documentos técnicos que comprovem a relevância natural e que justifiquem a preservação da área.

A ONG local ARRPIA (Articulação pela Revitalização do Riacho das Piabas) publicou neste sábado (31) uma nota de repúdio pela extinção do parque, que fica a jusante do riacho das Piabas. De acordo com a nota, os relatórios da Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (SUDEMA) que embasaram o Projeto de Lei “não se coadunam com a verdade, mostrando amplo desconhecimento a respeito da cultura local, da biodiversidade e dos potenciais do Parque para prática de esporte, educação e lazer, em consonância com a sustentabilidade”. O texto destaca também a falta de participação da população local e da comunidade científica na decisão.

O relatório técnico citado, elaborado pela Coordenadoria de Estudos Ambientais (CEA/Sudema) e concluído em setembro de 2020, chegou a apontar que “a unidade de conservação encontra-se em tal estágio de degradação ambiental que a gestão da mesma revela-se inviável, haja vista a inexistência de componentes ecológicos suficientes que justifiquem a manutenção daquele espaço protegido”.

O parque foi criado em 2004, originalmente com 419 hectares, e já havia sido reduzido em 2010, quando passou a ter 267 hectares. Localizada no município de Campina Grande, desde sua criação a área protegida enfrentava o descaso do governo, que não consolidou medidas para sua real implementação.

O Parque do Poeta está inserido dentro das Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade na Caatinga (Ministério do Meio Ambiente, 2018), entre São José da Mata e o Cariri Paraibano, zonas consideradas de importância biológica alta e extrema, com habitats de Caatinga arbórea densa e arbustiva aberta.

 

Leia também

Pesquisa mapeia degradação ambiental em remanescentes de Caatinga

Caatinga possui quase duas vezes mais espécies por área que Amazônia

Galeria: No dia da Caatinga, fotógrafos mostram a beleza do sertão

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Fotografia
28 de abril de 2019

Galeria: No dia da Caatinga, fotógrafos mostram a beleza do sertão

Onze fotos para marcar a data em que se comemora a existência do único bioma exclusivamente brasileiro. Parabéns, Caatinga!

Notícias
16 de dezembro de 2019

Caatinga possui quase duas vezes mais espécies por área que Amazônia

Lista atualizada de plantas com flores das florestas e bosques sazonais da Caatinga registra 3.347 espécies, 962 gêneros e 153 famílias, com 15% de endemismo

Reportagens
8 de julho de 2020

Pesquisa mapeia degradação ambiental em remanescentes de Caatinga

Estudo considerou as pressões antrópicas próximas aos fragmentos de vegetação nativa e revelou que porções norte e leste do bioma são as potencialmente mais perturbadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 13

  1. Ana Stromboli diz:

    Deveríamos parar de homenagear pessoas, mas tirar os nomes dos parques de alguma característica geográfica da própria região (como acontece com o belo parque Pedra da Boca ou mesmo com o do Caranguejo-Uçá). O nome atual do parque campinense é arbitrário (e feio, desculpem-me) e não enaltece em nada a região e suas características singulares e agrestes. Quanto ao seu desmantelamento, é uma notícia horrenda, que diz muito sobre a atual administração.


  2. Veneziano G. S. Rêgo diz:

    Pessoal, todos vocês estão corretos. Então estamos indignados e, portanto do mesmo lado. Resta nossa indignação e também mobilização, pois o que estes políticos temem é a perda dos votos. O problema é que tudo esta concorrendo para eles passarem a boiada que quiserem. Aqui em Campina Grande, não tem nenhum parque, ao contrário de João Pessoa, a população esta alheia e o momento sanitário impede os encontros. As assembleias são virtuais. Poderíamos e deveríamos cada um encontrar suas maneiras de protestar pelas redes sociais, se inscrevendo nos canais da Ong Arrpia e no Instagram do movimento pelo parque do poeta e outros que estão apoiando…. assinar e compartilhar a petição que estagnou… por fim gostaria de ver a galera na praça da bandeira, protestando, fazendo arte e zoada, pois é este o principio da cidadania… abraço todos


  3. Christiano Almeida diz:

    Há um ditado, provérbio (populares) que diz: "Dê ao homem fama, sucesso, poder e ou dinheiro. Aí, tu verás quem ele é." Não me lembro durante a campanha para governador do Sr. João Azevedo, a ajustar-se com este ato. Ou seja, a entrega, doação do público para benefício do privado!


  4. Josh diz:

    Essa é a Paraíba, povo q não se importa cm o meio q vive. Por isso q esse lugar está devastado e as pessoas migram pro sudeste causando mais devastação e desmatamento por onde passam, é da natureza da pessoa, devastar tudo q é vivo, os políticos antes d ser políticos são povo tbm. Muda nada. Degradação, destruição vem d berço.


  5. Elizama Lima diz:

    É lamentável daqui a pouco tudo é asfalto. E o dinheiro só vai encher os bolsos de alguns. E a população é quem sempre perde, país sem rumo.


  6. João Abrantes diz:

    Quando o Estado cria uma unidade conservação chama para si a responsabilidade do manejo, que inclui a recuperação das áreas degradadas e a regularização fundiária. Essa desafetação nada mais é do que um completo atestado de incompetência do estado. Os documentos, inclusive feitos por estagiários, sem aprovação de quem de direito, tem pouca consistência, demonstrando que esse ato foi mais pol´tico-econômico do que técnico.
    Além do mais, as justificativas apontadas pelo governador para a desafetação poderão ser aplicadas em toda e qualquer unidade de conservação estadual da Paraíba. Com certeza outras desafetações de unidades de conservação serão aprovadas, para o desgosto de mutos e lucros de outros.
    Assim é muito fácil, um governador cria uma unidade de conservação, outro não fiscaliza nem gerencia apropriadamente e sob a alegação de degração ambental, que causou, determinar a desafetação.
    Com esta justificativa, o Parque de Jacarapé e o Parque de Cuiá serão os próximos para não interferir no Polo Turístico Cabo Branco..


    1. João Abrantes diz:

      Parque de Cuiá, não, esse é do município, mas Parque de Aratu.


  7. Afonso diz:

    A pergunta é: por que o Estado que hoje resolve desmantelar uma UC não providencia o manejo que asseguraria a UC? Abandona-se, degrada-se para depois justificar a ganância dos donos do capital.


    1. João Wharles Portela diz:

      Afonso, porque o que importa é o dinheiro, o resto foda-se. Lamentável. Absurdo absurdo absurdo.


  8. Sousa Santos diz:

    E sempre aquela estória : privatize-se o lucro , socialize-se o prejuízo . Trágico Brasil


  9. Criar é facil... diz:

    Pois é, criar UC é facil, rende fama e apupos da galerinha! Agora, sem Plano de Manejo, sem Conselho formado, sem regularização fundiária, sem pesquisas em andamento, sem equipe mínima…é um atestado de irresponsabilidade dos gestores! Todo apoio à criação de UCs bem respaldadas técnicamente, mas se o poder público não implementa-lá em X anos, tem que caducar mesmo. E olha que tem ministr@ aí que "criou" um monte na região Norte e deixou as traças…


    1. celso diz:

      Nada para nada, dá em nada.

      A herança maldita da falsa Santa barroca custa a acabar.


    2. Tito diz:

      Tu é mesmo um completo imbecil ignorante ! Não se “ cria “ parque Estadual e Nacional à toa ,primeiro é feito um estudo técnico e de potencial de espécies , paisagismo , e patrimônio genético e de fauna e flora, se os Governos de merda não assumem a finalidade e quiserem obter apenas lucro imediato aí já se trata de vagabundas , safados e ladroes do que é público , pois fazer Shoppings qye é um comércio particular e loteamentos logicamente não é pra favorecer o público e sim ter lucro com
      Patrimônio da nação , na Amazonia então muito menos , lá 60
      % são terras da União , e mais 30 por cento são terras indigenas , o restante o Incra distribuiu com péssima administração.
      No mais , a terra da União é proibida de ser loteada , sem ser desafetada e por isso criou-se Parques Nacionais é muito poucos Estaduais,o ministro de meio -Ambiente pode até indicar , mas quem cria é o Congresso Nacional e quem
      Homóloga a Lei é o Presidente da República, assim
      Sendo não escreva bosta 💩 doque não entende !