Notícias

Interior do Rio terá restauração de 10 mil hectares de Mata Atlântica até 2030

Iniciativa é da CEDAE em parceria com a ONG The Nature Conservancy Brasil; plantios serão realizados por presos participantes do projeto de ressocialização Replantando Vida

Gabriel Tussini ·
7 de junho de 2023

O governo do Rio de Janeiro lançou hoje (7), no Palácio Guanabara, zona sul da capital, o Programa de Restauração do Corredor Tinguá-Bocaina, que abrange nove municípios entre as regiões Sul e Centro-Sul do estado. A iniciativa, feita pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE), em parceria com a ONG The Nature Conservancy Brasil, prevê a recuperação de 10 mil hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica até 2030, e 30 mil até 2050.

Segundo Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da CEDAE, a iniciativa é fruto da responsabilidade da estatal com a segurança hídrica, uma de suas funções restantes após a concessão da área de saneamento básico do estado à iniciativa privada. O “braço executor” do programa de restauração será o projeto Replantando Vida, fundado em 2021. Através do projeto “já foram plantadas cerca de 4 milhões de mudas e ressocializados 3500 apenados, com cerca de 80% de não-reincidência”, listou Ballon. “Agora queremos focar na restauração desse corredor”, completou.

A iniciativa será realizada nos municípios de Miguel Pereira, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Piraí, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Rio Claro e Vassouras, e contará com o apoio da The Nature Conservancy à CEDAE na “identificação de espaços públicos para ações de plantio, na doação de mudas e apoio a instituições relacionadas”, segundo a companhia estatal.

Acordo de cooperação técnica assinado entre Governo do Estado, CEDAE e The Nature Conservancy Brasil. Da esquerda para a direita: Flávio Campos, secretário de Agricultura; Frineia Rezende, diretora-executiva da The Nature Conservancy Brasil; Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da CEDAE; Thiago Pampolha, vice-governador e secretário de Ambiente e Sustentabilidade; José Osmar, prefeito de Rio Claro; Mario Esteves, prefeito de Barra do Piraí; André Português, prefeito de Miguel Pereira e João Gonçalves, vice-prefeito de Paracambi. Foto: Gabriel Tussini.

Parte das mudas virão do próprio projeto Replantando Vida, que vai inaugurar seu oitavo viveiro florestal neste mês de junho, numa penitenciária de Resende, no sul do estado. Segundo a CEDAE, as primeiras áreas de plantio já estão mapeadas, e o projeto de restauração não gerará custos extras ao estado, já que a companhia produz, atualmente, cerca de 2 milhões de mudas por ano.

Segundo o secretário de Ambiente e vice-governador do Rio, Thiago Pampolha (UNIÃO), a iniciativa é um convite para que a sociedade largue a “acomodação” e se una em ações efetivas pelo meio ambiente. “A sociedade se acomodou a agir com frases de efeito, Twitter, e perdeu o hábito de arregaçar as mangas e fazer seu papel”, apontou. “Esse evento aqui funciona como mais uma convocação pública de toda a sociedade para somar esforços. Todo mundo pode contribuir, e muito”, reforçou.

Pampolha falou ainda da importância da iniciativa para a recuperação dos mananciais da região. “Quando falamos de restauração florestal, nós falamos de recuperação dos ecossistemas, nós falamos de abastecimento e segurança hídrica, de recuperação da fauna e da flora, de despoluição… nós falamos de vida, de resgatar o bem precioso que é responsável pelo equilíbrio da vida, que é a água”, discursou. “Nosso país produz mais de 12% da água do mundo, mas muitas vezes nós também nos acomodamos com essa riqueza que nós temos para deixar de produzir. E pra deixar de ter qualidade nessa produção. Nós não podemos cair nesse engano, nós não podemos simplesmente ficar na apatia e deixar de fazer aquilo que é tão necessário que façamos”, disse, reforçando o pedido de ação.

Segundo o secretário, o projeto irá garantir ainda a restauração da mata ciliar do rio Guandu, principal fonte de água potável da região metropolitana do Rio de Janeiro, e que hoje sofre com a poluição. “A partir desses investimentos na restauração, esse problema também é diminuído”, garantiu Pampolha, que citou ainda o reflorestamento como um instrumento para frear a ocupação desordenada e irregular de locais como maciços e encostas, regiões de alto risco para tragédias ambientais, como deslizamentos de terra.

“É necessário que a gente revisite as nossas atitudes, porque só dessa forma nós vamos salvar o planeta. E quando a gente fala em salvar o planeta, não é um problema que só os nossos netos e bisnetos vão ter, não. É a nossa realidade que nós já estamos vivendo, que muitas vezes nós só lembramos quando tem uma forte enchente ou incêndio florestal. A gente lembra nesses momentos, mas isso está a cada ano se tornando mais severo e irreversível. Então nós precisamos trabalhar duro”, concluiu o vice-governador.

Feira de produtos da agricultura familiar realizada durante o evento. Foto: Gabriel Tussini
  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2023

Para cumprir meta de reflorestamento, Brasil precisaria plantar 8 bilhões de árvores

Desafio tem de ser encarado em escala industrial, diz especialista. Apenas 0,68% do compromisso de reflorestar 12 milhões de hectares já foi cumprido de forma ativa

Reportagens
17 de fevereiro de 2023

Como os diferentes elementos de uma paisagem podem interferir na emergência de zoonoses

Proliferação de animais transmissores de doenças pode ser facilitada por estradas e fragmentos de florestas dispersos em áreas agrícolas

Reportagens
13 de dezembro de 2022

O Brasil na vitrine da restauração global de ecossistemas

Ambientalistas celebram hoje, na 15ª COP da Biodiversidade, em Montreal, o reconhecimento pela ONU da experiência de recuperação da Mata Atlântica como referência mundial

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. luizpradobr diz:

    Os caras não conseguem salvar a Favela da Maré ou a Muzema, mas vão salvar o planeta!
    Ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha. ha!
    Ah – uma dúvida? De onde vem a grana? Das contas de água ou dessa ONG ricaça?