Jaguatirica e filhote são flagrados em reserva privada, em São Paulo

Animais foram filmados por armadilha fotográfica localizada na mata do Parque das Neblinas, entre Mogi das Cruzes e Bertioga, RPPN gerida pelo Instituto Ecofuturo

29 de setembro de 2021 · 3 anos atrás

Uma jaguatirica (Leopardus pardalis) acompanhada do filhote foi filmada por uma das 15 armadilhas fotográficas espalhadas pelo Parque das Neblinas, reserva privada gerida pelo Instituto Ecofuturo localizada entre Mogi das Cruzes e Bertioga. É a primeira vez que há o registro de uma mãe e um filhote de jaguatirica na unidade de conservação.

“A jaguatirica (Leopardus pardalis) é o terceiro maior felino brasileiro, perdendo em tamanho apenas para a onça-parda e onça-pintada. Apesar de ser uma espécie considerada abundante, está em ameaça pelo desmatamento e fragmentação das florestas. As fêmeas dão à luz a cada dois anos e cuidam de seu filhote por um período médio e um ano. Esse tipo de registro é fundamental, pois demonstra que o Parque das Neblinas possui condições ecológicas suficientes para promover a conservação e manutenção dessa espécie em longo prazo, e está cumprindo seu papel na conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos associados a eles” declara Paula Prist, pesquisadora na EcoHealth Alliance.