Notícias

Joaquim Leite usa seu primeiro discurso na COP 27 para atacar governo Lula

Fala do ministro do Meio Ambiente do Brasil não teve repercussão expressiva entre os participantes da Convenção do Clima da ONU

Cristiane Prizibisczki ·
15 de novembro de 2022 · 1 anos atrás

O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Joaquim Leite, fez nesta terça-feira (15) seu primeiro discurso na Conferência do Clima da ONU, realizada no Egito este ano. Na fala, de poucos minutos, ele exortou o que seriam os resultados positivos do Brasil na produção de energia limpa e aproveitou para criticar indiretamente o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

“Trouxemos para a COP do Clima o Brasil das energias verdes, com matriz elétrica com 85% renovável, recorde de instalação de eólicas e solar, devido à política de incentivo, um exemplo para o mundo”, disse.

Leite também destacou as parcerias que o Governo Federal fez com o setor privado e atacou a política dos governos de Lula e Dilma no combate ao desmatamento, quando medidas mais contundentes de comando e controle foram tomadas.

“Desde 2019, trabalhamos junto com o setor privado para encontrar soluções climáticas lucrativas, para as empresas, as pessoas e a natureza, invertendo a lógica dos governos anteriores que só agiam para reduzir, multar e culpar”.

Mais adiante, fez uma referência aos programas realizados pelo Governo de esquerda com organizações não governamentais, o que, segundo ele, teria sido um erro.

“Diferente dos governos anteriores, onde o foco era enviar recursos somente para ONGs, nos últimos anos implementamos políticas junto com o setor privado, para dar escala a uma nova economia verde, com o objetivo de neutralidade até 2050. O mundo não será salvo pelos caridosos, mas sim pelos eficientes”, disse.

A fala de Joaquim Leite não teve repercussão expressiva no ambiente da Conferência, nem mesmo entre a delegação brasileira. O fracasso da política ambiental da gestão Bolsonaro, que tornou o atual governo totalmente desacreditado perante a comunidade internacional, aliada ao fato de que Lula estará na COP nos próximos dias, colaboraram para esta reação entre os participantes. 

A presença da esposa de Lula, Janja, ao espaço da Convenção, gerou muito mais rebuliço do que a fala do representante oficial do governo brasileiro.

Para ler o discurso de Joaquim Leite na íntegra, clique aqui.

Esta matéria foi produzida como parte do Climate Change Media Partnership 2022, uma bolsa de jornalismo promovida pela Internews´ Earth Journalism Network e pelo Stanley Center for Peace and Security.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Reportagens
6 de novembro de 2022

Uma COP, dois Brasis – País chega dividido na Conferência do Clima da ONU

Para fugir de temas como desmatamento, discurso oficial brasileiro será focado em energia limpa. Lula e governadores da Amazônia Legal devem apresentar um Brasil mais real

Notícias
15 de novembro de 2022

COP 27 – Equipe de transição tem mais encontros bilaterais do que membros de comitiva oficial

Governo Bolsonaro não tem nada a oferecer na arena internacional e ausência é preenchida por membros governo eleito, diz especialista do clima

Reportagens
14 de novembro de 2022

O Código Florestal será a base de diálogo com Lula, diz governador de Mato Grosso

Eleito tanto em 2018 quanto em 2022 com base na agenda bolsonarista, Mauro Mendes afirma que estados da Amazônia Legal podem ajudar o governo federal no combate aos crimes ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Luiza diz:

    A esquerdopatia dando notícia! É o que se tem pra hoje. Eleitor de Lula, ou quem o enaltece, mesmo sabendo de toda a destruição e corrupção que essa gente fez no nosso país, minimamente é INIMIGO DA NAÇÃO! Apoiam Lula, mesmo sabendo que foi o maior corrupto da nossa história, só tem dois motivos: ou é mau caratismo mesmo, ou é ganância pela mamata!


  2. Braulino Francisco diz:

    Num evento que reúne uma esmagadora maioria de globalistas e narcotraficantes de esquerda, vc ia esperar o quê, uma reação positiva à fala do Ministro? Caia na real. Para a COP voaram 400 jatões de milionários e bilionários de esquerda. Hipócritas. LULADRÃO já saiu daqui negociando esquemas dentro de um desses jatos. E não se engane, Lula vai vender parte da Amazônia para exploração de minérios em terras indígenas. Anote aí.


  3. Paulo diz:

    “trabalhamos para achar soluções” Mentira,
    Desmonte, corte de verba e omissão da boiada.
    Bando de mentiroso, bando de mandrião. Bagaçada política.