Notícias

Maior parte das áreas em regeneração na Amazônia não possui aptidão agrícola, revela estudo

Trabalho, realizado pelo Imazon, mostra que é possível recuperar a floresta em larga escala sem perder terras agricultáveis. Área ruim para plantio ultrapassa 5 milhões de hectares

Cristiane Prizibisczki ·
25 de março de 2022 · 2 anos atrás

Uma análise do potencial agrícola de 7,2 milhões de hectares na Amazônia que estão em processo de regeneração mostrou que, deste total, 5,2 milhões de hectares – ou 73% do total mapeado – estão em locais sem aptidão agrícola. Isso significa que é possível recuperar a floresta em larga escala a baixo custo e sem perder terras agricultáveis

Os dados fazem parte do estudo “Oportunidades para Restauração Florestal em Larga Escala no Bioma Amazônia – Priorizando a Vegetação Secundária”, de autoria dos pesquisadores do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O trabalho faz parte do projeto Amazônia 2030 e foi publicado na noite de ontem (24).

Áreas em regeneração são aquelas que foram desmatadas no passado e cuja vegetação nativa volta a crescer, passados alguns anos. No estudo, os pesquisadores do Imazon analisaram locais em que a vegetação secundária – esta que cresce em área que foi desmatada – possuía acima de seis anos.

A área classificada como tendo baixa aptidão agrícola é aquela em que há grande limitação para o plantio por estarem em aclives ou declives, o que dificulta o ingresso de máquinas agrícolas, como plantadeiras e colheitadeiras. O total mapeado nestas condições na Amazônia é maior do que o território do estado do Rio de Janeiro.

“Provavelmente, elas foram desmatadas no passado com a expectativa de serem usadas para a produção, porém, devido a essa dificuldade e altos custos, foram abandonadas e hoje estão em regeneração. Além disso, classificamos como áreas de baixa aptidão agrícola aquelas que estão às margens dos rios, onde o desmatamento é ilegal”, explica o pesquisador Paulo Amaral, do Imazon, um dos autores do estudo.

Onde estão a áreas não agricultáveis

Os pesquisadores do Imazon também analisaram a classe fundiária destas áreas em regeneração impróprias para a agricultura. O resultado da análise mostrou que 36%  (1,8 milhão de hectares) estão em territórios privados ou em assentamentos. Isso significa, segundo os autores do estudo, que tais áreas podem ser usadas por proprietários de terras e agricultores no processo de adequação das propriedades à legislação ambiental.

“Na Amazônia, estima-se que produtores precisam recuperar cerca de 8 milhões de hectares para cumprir as leis ambientais […] Além de impedir prejuízos com multas ambientais, ter propriedades adequadas à legislação pode ajudá-los a conseguir financiamentos e a valorizar a produção”, ressalta Amaral.

Outros 22% das áreas em regeneração sem aptidão para agricultura estão dentro de terras protegidas; 20% estão em terras públicas não destinadas, e 12% em vazios fundiários – onde não há informações sobre titularidade. Outros 10% são áreas registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), mas onde não é possível analisar a legalidade desses cadastros.

Áreas com potencial agrícola

O trabalho do Imazon também traz um alerta: dos 7,2 milhões de hectares em regeneração na Amazônia com mais de 6 anos, 2 milhões de hectares (27% do total) estão em áreas com “alta aptidão agrícola”. São elas que correm maior risco de voltarem a ser desmatadas, diz o estudo.

A maior parte das terras com essas características são áreas privadas, assentamentos, têm CAR ou estão em áreas protegidas cuja agricultura é permitida. O total destas áreas chega a 1,4 milhão de hectares (72% dos 2 milhões).

Por este motivo, os pesquisadores afirmam que os governos devem priorizar essas áreas durante as ações de regularização ambiental e de validação dos CAR, além de implementar uma compensação financeira pela proteção da vegetação.

Outros 16% das áreas em regeneração com alta aptidão estão em terras públicas não destinadas, justamente as preferidas para grilagem – invasão de terras para obtenção de posse e de lucro com a venda posterior. A recomendação é que os governos transformem estas áreas em terras indígenas, quilombolas ou unidades de conservação. Os 12% restantes estão em vazios fundiários.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Análises
22 de novembro de 2017

Alto impacto ambiental, baixo retorno financeiro: o problema da agricultura na Amazônia

Para afastar os pecuaristas do modelo atual e fazê-los migrar para um uso mais rentável da terra, será preciso repensar radicalmente a política agrícola na Amazônia

Salada Verde
15 de julho de 2009

Expansão agrícola sem desmatamento

Relatório indica que 60 milhões de hectares de pastos degradados podem ser usados para agricultura. Sem incentivos para isso, cerca de 10 milhões de hectares de Cerrado desaparecerão.

Notícias
14 de fevereiro de 2022

Em 11 anos, fazendas de soja no Mato Grosso desmataram 468 mil hectares ilegalmente

Maior produtor de soja do país, estado perdeu quase meio milhão de hectares de vegetação nativa, tanto no Cerrado quanto na Amazônia, pro desmatamento ilegal em fazendas da commodity

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Elizete Evangelista costa silva diz:

    Eu tenho um projeto ambiental para cuidar dos Rios de um município Santo Antônio do Jacinto Minas Gerais no vale do Jequitinhonha, preciso divulgar meu trabalho. Como faço ?


  2. OPA!!! SERÁ QUE AGORA A COCACOLA E A BRASKEN VÃO AJUDAR A PAGAR A CONTA DO PASSIVO AMBIENTAL QUE AJUDARAM A CRIAR?