O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se encontrou nesta quinta-feira (16) com o parlamentar britânico Alok Sharma, para tratar de um assunto que tem sido caro ao paraense: a possibilidade de a capital de seu estado, Belém, sediar a 30ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-30), em 2025. Sharma foi presidente da COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia, em 2021.
“Tivemos a oportunidade de trocar impressões a respeito da experiência do Reino Unido em sediar a COP 26 em 2021, a partir da candidatura de Belém como cidade sede para COP 30 em 2025 […]. Reafirmei o compromisso do Brasil com a agenda [ambiental], o compromisso do estado do Pará, o compromisso dos estados Amazônicos, para que efetivamente o nosso país possa estar à frente destas discussões”, disse o governador a jornalistas, na saída do encontro, realizado em Londres.
Barbalho também afirmou que aguarda o posicionamento da ONU em relação à candidatura do Brasil para começar a preparar a capital paraense para o evento.
“Nós estamos agora, a partir da oficialização por parte do Brasil do desejo de ser o país sede da COP, junto com o apoio de todos os países da América Latina e do Caribe, aguardando a resposta por parte das Nações Unidas, para que a partir daí possamos startar o processo de planejamento e iniciativas que permitam com que, no ano de 2025, Belém, a capital do estado do Pará, possa ser a capital mundial das discussões da agenda das mudanças climáticas”, disse.
O local sede das Conferências do Clima alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU: África, Ásia, América Latina e Caribe, Europa Central e Oriental, e Europa Ocidental e outros.
Em 2025, será a vez da região “América Latina e Caribe” sediar o evento. Cada país dessas regiões pode lançar sua candidatura, mas a decisão final cabe a todos os países-membros da ONU.
O martelo é batido durante as próprias conferências, geralmente com dois anos de antecedência, ou nas reuniões climáticas da ONU que acontecem todos os anos em junho, na cidade de Bonn, Alemanha. A sede da COP 28, agora em 2023, será os Emirados Árabes, mas o país que vai sediar a COP 29, em 2024, ainda não é conhecido.
Encontro com Rei Charles III
Helder Barbalho está em Londres para uma série de compromissos sobre a agenda ambiental brasileira. Amanhã (17), ele deve participar, a convite do Rei Charles III, de uma recepção em suporte à Ação Global sobre Biodiversidade.
Barbalho disse que pretende “trazer a experiência da Amazônia” para o Palácio de Buckingham, onde acontece a recepção.
“Terei a oportunidade de apresentar aquilo que o estado do Pará está fazendo no combate às ilegalidades, mas principalmente, a discussão a partir do conhecimento, da pesquisa, da inovação, da ciência, para impulsionar a biodiversidade e a dimensão da bioeconomia [no estado]”.
O governador do Pará também afirmou que vai defender um “pacto global” em prol da sustentabilidade socioambiental.
“Vou reafirmar ao Rei Charles a necessidade de termos um pacto global para que todos estejam na mesma página, discutindo questões desafiadoras, como a redução dos impactos sobre o meio ambiente, mas discutindo também soluções que possam equilibrar e equalizar a solução da sustentabilidade com a necessidade do olhar pelas pessoas que moram na floresta”, disse.
A recepção acontece a partir das 13h, na residência oficial da Família Real Britânica.
Leia também
Helder Barbalho é convidado para encontro sobre biodiversidade com Rei Charles III
Assessoria do governador confirmou ida à Inglaterra para participar da recepção, mas presença do sucessor de Elizabeth II é incerta. Camilla Parker está com covid →
Belém é oficializada pelo governo Lula para disputar sede da COP 30
Evento pode acontecer no exato momento de consolidação da reconstrução da política ambiental brasileira. Será a primeira vez que o país sediará uma Conferência do Clima →
Preservação da Amazônia é tema central em encontro de Lula com Biden
Adesão dos EUA ao Fundo Amazônia está entre temas principais; Lula cobra países por cumprimento de metas na redução de gases poluentes →
Será que alguma pergunta ofende: o Hélder está oferecendo todo o sub-solo do Para para ter a Cop 30 por lá… e agora, casa do ecoooooooo