Notícias

O adeus a Maurício Tuffani, jornalista e divulgador científico

O jornalista, referência na cobertura científica e ambiental, faleceu na manhã desta segunda-feira (31), aos 63 anos, com mais de 40 dedicados ao jornalismo

Duda Menegassi ·
31 de maio de 2021 · 5 anos atrás

O jornalista Maurício Tuffani, referência na cobertura científica e ambiental, faleceu na manhã desta segunda-feira (31), aos 63 anos por causa ainda não divulgada. Com mais de quatro décadas de carreira, Tuffani atualmente ocupava a posição de editor-chefe do Jornal da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O jornalista passou por veículos como a Folha de São Paulo, Estadão, e pelas revista Scientific American Brasil e Galileu. Além disso, foi o idealizador e editor do portal Direto da Ciência, criado em 2016 para se dedicar ao que Tuffani amava e sabia falar melhor: ciência.

A equipe do jornal da Unesp manifestou em nota seu luto pela morte do jornalista. “Tuffani era um dos mais respeitados jornalistas de ciência do Brasil, um intelectual, além de um excelente colega de trabalho. Fará muita falta”, lamenta.

Nas redes sociais, outros jornalistas e cientistas, assim como veículos, instituições e coletivos também lamentaram a morte de Tuffani.

Para nós, em ((o))eco, Tuffani sempre foi uma referência e inspiração, fonte recorrente para matérias e leitura obrigatória com seus textos. Toda a equipe de ((o))eco lamenta profundamente sua partida precoce.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.