Salada Verde

((o))eco se junta a 20 veículos em aliança inédita de cobertura na COP30

A Casa do Jornalismo Socioambiental será hub de produção e compartilhamento de conteúdo sobre a COP30. O espaço também terá programação voltada para oficinas e debates

Redação ((o))eco ·
5 de novembro de 2025
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Antes do início da COP30, marcada para 10 a 21 de novembro, Belém recebe uma iniciativa inédita: a Casa do Jornalismo Socioambiental. O espaço funcionará como base central para jornalistas de todo o país e oferecerá programação voltada a profissionais da comunicação e à sociedade civil, com oficinas, painéis, debates e lançamentos de relatórios e ferramentas. As atividades começaram nesta segunda-feira (3).

O ((o))eco integra o grupo de 21 veículos que participarão da cobertura colaborativa, que compartilhará conteúdo antes, durante e após a COP30. Entre os parceiros estão InfoAmazonia, #Colabora, Envolverde, Eco Nordeste, Amazônia Vox, Associação de Jornalismo Digital (Ajor), além de agências e veículos independentes como Agência Pública, Nexo, Repórter Brasil e Voz da Terra.

Segundo os organizadores, a iniciativa busca fortalecer a cobertura socioambiental, criar parcerias jornalísticas e ampliar a diversidade de perspectivas. “A casa do jornalismo socioambiental na Cop30 demonstra a importância desse tipo de iniciativa e como o jornalismo independente e colaborativo tem um lugar de destaque para fortalecer o ecossistema de informação tão necessário como esse”, afirma Marcio Isensee, diretor de Conteúdo do ((o))Eco.

Alcance nacional e internacional

O projeto terá alcance internacional, com mais de 70 reportagens traduzidas para inglês e espanhol, disponibilizadas por agências parceiras e para a Rede Cidadã InfoAmazonia, coalizão de 25 organizações de jornalismo em nove estados amazônicos.

O financiamento é da Climate and Land Use Alliance (CLUA), com apoio da Fundação Itaú, Instituto Clima e Sociedade (iCS) e diversas organizações nacionais e internacionais ligadas a meio ambiente e comunicação.

Programação

Ao longo do mês, a Casa contará com oficinas, painéis, debates e outras atividades sobre jornalismo e temas socioambientais, além de lançamentos de relatórios, ferramentas e outros produtos para a imprensa e a sociedade civil. 

Entre as novidades da cobertura está um feed em tempo real, reunindo atualizações minuto a minuto sobre eventos oficiais e paralelos da COP30, com conteúdo multimídia produzido por mais de 30 repórteres, incluindo os do ((o))eco. A plataforma será incorporada nos sites de todos os veículos parceiros, oferecendo aos leitores notícias com profundidade, contexto e pluralidade de vozes, fortalecendo a cobertura colaborativa da conferência. A programação pode ser conferida aqui.

Leia também

Reportagens
4 de novembro de 2025

Relatório da ONU afirma que humanidade terá de enfrentar um mundo acima de 1,5ºC

PNUMA diz que falta de ambição torna iminente a superação da meta definida no Acordo de Paris e que mundo deve correr para que ultrapassagem seja breve

Reportagens
4 de novembro de 2025

Da teoria à prática: obra discute desafios da política ambiental brasileira sob olhar econômico

Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Gema), do Instituto de Economia da UFRJ, reúne em livro referências e novas gerações atentas aos desafios brasileiros

Salada Verde
4 de novembro de 2025

Reportagem de ((o))eco recebe menção honrosa do Prêmio InfoEnergia

“O elo esquecido da transição: como a eficiência energética pode ajudar a descarbonizar a indústria”, de Ellen Nemitz, foi uma das matérias contempladas pelo prêmio

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.