O jornalista Maurício Tuffani, referência na cobertura científica e ambiental, faleceu na manhã desta segunda-feira (31), aos 63 anos por causa ainda não divulgada. Com mais de quatro décadas de carreira, Tuffani atualmente ocupava a posição de editor-chefe do Jornal da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O jornalista passou por veículos como a Folha de São Paulo, Estadão, e pelas revista Scientific American Brasil e Galileu. Além disso, foi o idealizador e editor do portal Direto da Ciência, criado em 2016 para se dedicar ao que Tuffani amava e sabia falar melhor: ciência.
A equipe do jornal da Unesp manifestou em nota seu luto pela morte do jornalista. “Tuffani era um dos mais respeitados jornalistas de ciência do Brasil, um intelectual, além de um excelente colega de trabalho. Fará muita falta”, lamenta.
Nas redes sociais, outros jornalistas e cientistas, assim como veículos, instituições e coletivos também lamentaram a morte de Tuffani.
Para nós, em ((o))eco, Tuffani sempre foi uma referência e inspiração, fonte recorrente para matérias e leitura obrigatória com seus textos. Toda a equipe de ((o))eco lamenta profundamente sua partida precoce.
Leia também

Alto custo é principal barreira para visitação de parques
De acordo com estudo, alto custo da viagem, distância e falta de informações disponíveis são os principais obstáculos para visitação de parques naturais →

Presidenciáveis recebem plano para reverter boiadas ambientais de Bolsonaro
Estratégia ‘Brasil 2045’ propõe medidas para reconstruir política ambiental brasileira e fazer país retomar posição de liderança global em meio ambiente →

O dilema de Koniam-Bebê
Ocupação indígena no Parque Estadual Cunhambebe realimenta falsa dicotomia entre unidades de conservação e territórios indígenas →
Brilhante análise, Beto. Parabéns e obrigado por ela.