Pesquisadores descrevem duas novas espécies de plantas em parque mineiro

Estudo realizou um levantamento de flora no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata mineira, e identificou duas novas espécies e três registros inéditos ao parque

12 de maio de 2021 · 3 anos atrás

Um levantamento botânico realizado no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata mineira, identificou duas novas espécies de plantas e fez três registros inéditos para a flora do parque mineiro. A pesquisa tinha como foco a família das Araceae, que compreende mais de 500 espécies no Brasil e é considerada uma das famílias com maior potencial para descobertas.

Além das plantas recém-descobertas, ambas do gênero dos antúrios, batizadas de Anthurium atrovinosum e a Anthurium brigadeiroense – este último uma homenagem ao parque mineiro no qual é endêmica –, a pesquisa destaca o registro das espécies Anthurium comtum, Anthurium gladiifolium e Philodendron edmundoi, identificadas pela primeira vez dentro da unidade de conservação. Ao todo, o levantamento identificou 13 espécies de plantas da família das Araceae no parque.

A pesquisa foi publicada na revista científica Phytotaxa em abril de 2021 e é assinada por cientistas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e da Universidade Estadual Paulista. O artigo dedicado à descrição das duas novas espécies de antúrios foi publicado anteriormente, em 2020, também na revista Phytotaxa.

O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro possui cerca de 15 mil hectares de extensão distribuídos por sete municípios do sudeste de Minas Gerais em zona de domínio da Mata Atlântica, localizado na porção norte da Serra da Mantiqueira.

A-D. Anthurium atrovinosum A. Habit. B. Inflorescência. C-D. Inflorescência no período de abertura das flores (anthesis). E-I Anthurium brigadeiroense E-F. Habit. G. Inflorescência. H-I. Inflorescência no período de abertura das flores (anthesis) e frutos imaturos. Ilustrações por Ricardo Crecencio