Notícias

Raridade: população selvagem de pau-brasil é identificada na Trilha Transcarioca

Árvores foram descobertas com ajuda da ciência cidadã por voluntário da trilha, no Parque Estadual da Pedra Branca, e validadas com apoio do Jardim Botânico

Duda Menegassi ·
17 de fevereiro de 2023 · 1 anos atrás

A história da Mata Atlântica na cidade do Rio de Janeiro foi marcada por uma profunda ocupação e devastação. Entre os principais “recursos naturais” da então colônia portuguesa estava uma árvore da qual era possível extrair um corante vermelho e valioso. Séculos de exploração fizeram o pau-brasil, nome que ganhou a espécie (e o país), se tornar raro nas florestas cariocas – assim como em vários outros cantos da Mata Atlântica. Por isso, a descoberta de uma população natural de pau-brasil dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste da cidade, não é uma notícia ordinária.

As árvores foram encontradas no núcleo Piraquara (um dos três núcleos em que é dividido o parque estadual), onde estão atrativos como o Aqueduto do Barata, cachoeiras e a Trilha Transcarioca, percurso de aproximadamente 180 km que cruza a cidade do Rio de Janeiro. Foi justamente a trilha, mais especificamente em seu trecho 07, que proporcionou o encontro da população de pau-brasil (Paubrasilia echinata).

“Eu ando muito pelo meu trecho ali [da Trilha Transcarioca] e nós estamos trabalhando num projeto de ciências cidadã chamado Pedra Branca Biodiversity, onde a gente insere registros de diversidade no aplicativo iNaturalist. Então, sempre que estamos caminhando pela trilha, tentamos fazer registros de plantas e de animais. E nós estávamos caminhando no trecho e eu vi algumas plantas muito semelhantes ao pau-brasil, só que eu precisava de um especialista pra confirmar isso para mim”, conta o voluntário Diego Monsores, adotante do trecho 07 e coordenador de Reflorestamento da Transcarioca.

Diego acionou a botânica Patrícia Rosa, doutoranda da Escola Nacional de Botânica Tropical do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ), que está realizando um levantamento das populações selvagens de pau-brasil que restaram no estado do Rio de Janeiro e seu status de conservação.

O montanhismo uniu-se então à ciência e Diego e Patrícia foram a campo atrás das árvores. “Combinamos de fazer a trilha do trecho sete e começamos a pesquisar. No local, nós achamos vários indivíduos jovens e, como estávamos numa encosta, começamos a subir pra descobrir quem era a planta mãe dessas demais e foi aí que a gente descobriu um pau-brasil mais antigo”, lembra o coordenador de Reflorestamento da Trilha Transcarioca.

A idade das árvores ainda não pode ser confirmada, já que para isso é necessário realizar uma análise específica – que deve ser feita em breve pela equipe do Jardim Botânico. Uma coisa é certa, garante Patrícia Rosa, é uma população natural, ou seja, não são árvores plantadas pela mão humana.

Especialistas fizeram a medição das árvores de pau-brasil encontradas no parque. Foto: Diego Monsores

“O pau-brasil é uma espécie que ocorre em áreas mais secas e lá na Piraquara é um solo raso e bem drenado, então é o típico local de ocorrência de pau-brasil, mas até então não tinha nenhum registro. E foi um achado fenomenal porque essa área da Piraquara é um fragmento muito importante da vertente norte do parque. É o maior. E foi graças a essa nascente do rio Piraquara que foi possível preservar esse fragmento. Porque toda a vertente norte sofreu muito impacto, de corte raso mesmo, de cortar tudo e limpar a área toda. E graças ao rio, que era usado para abastecimento, esse vale foi muito bem preservado”, destaca Diego.

“A descoberta da população na Trilha Transcarioca é um momento de validação de ações de conservação ligadas à tríade: unidades de conservação e voluntariado, trilhas e turismo ecológico, e a ciência de conservação de plantas”, completa a botânica.

A descoberta foi possível graças à soma de vários atores – Parque Estadual da Pedra Branca, Trilha Transcarioca e Jardim Botânico -. Foto: Acervo Pessoal

Na plataforma colaborativa do iNaturalist alimentada pelos voluntários é possível navegar por um catálogo virtual da fauna e flora do Parque Estadual da Pedra Branca que, até o momento desta reportagem, soma 790 espécies oriundas de mais de 1.900 observações (acesse aqui).

O pau-brasil é classificado como Em Perigo de extinção justamente pela exploração predatória que saqueou a espécie das florestas da Mata Atlântica, assim como a própria destruição do bioma – o lar do pau-brasil – que foi reduzido a menos de um quinto da sua extensão original.

Agora, a expectativa, conforme conta o coordenador de Reflorestamento da Transcarioca, é coletar sementes desse pau-brasil selvagem para enriquecer a diversidade de áreas que estão em processo de restauração florestal. “Para gente poder repovoar aquele local, né? Como a gente sabe que aquela área propicia o crescimento do pau-brasil, vamos fazer um trabalho de enriquecimento dessa espécie na área que foi reflorestada. Isso é um trabalho que a gente vai fazer num futuro breve, para poder ter uma diversidade genética e aquela população não ficar isolada”, explica.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
2 de agosto de 2022

Pesquisa mapeia áreas prioritárias para conservação de palmeiras no estado do Rio

Estudo mapeou as áreas de distribuição potenciais de 15 das 22 palmeiras nativas do estado para entender impacto do desmatamento e identificar refúgios para as espécies

Reportagens
8 de dezembro de 2020

Pau-brasil com mais de 600 anos é descoberto no sul da Bahia

Testemunha da devastação da Mata Atlântica, a árvore anciã foi encontrada no sul da Bahia, dentro de um assentamento, e possui mais de 7 metros de diâmetro

Análises
2 de maio de 2021

Não podemos repetir o erro que cometemos com o pau-brasil

Para fazer uso econômico dos produtos madeireiros e não-madeireiros das florestas da Amazônia, devemos abandonar o modo de exploração que fizemos na Mata Atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. Andréa Da Costa Silva diz:

    Excelente matéria! Li em algum lugar que existe uma espécie de pau-Brasil ‘fake’, saberia confirmar essa informação? No quintal da casa aonde eu moro tem um pé jovem que foi plantado por um ex-morador (que viveu aqui entre 2005 e 2015). Saberia indicar literatura confiável que ajude a identificar o verdadeiro pau-Brasil dessa árvore similar? Saberia dizer se apenas o ‘verdadeiro’ está ameaçado? Agradeço se puder me responder, ou produzir um artigo sobre esse assunto para levar esclarecimento a mais pessoas.


    1. Duda Menegassi diz:

      Oi Andréa, existem algumas espécies que são chamadas popularmente de “falso pau-brasil” porque são parecidas, mas são outra espécie. Algumas inclusive nem são nativas do Brasil. Para identificação recomendo o próprio iNaturalist, que é uma plataforma colaborativa com vários especialistas que podem te ajudar, através de fotos, a identificar a espécie que você tem no seu quintal.


  2. Parabéns ao Diego e toda equipe que realizou a confirmação. Acompanho as observações do Diego no inaturalist no projeto Onde está o pau brasil? Organizado pelo Instituto Árvores Vivas. Desde 2015 conduzimos ações de ciência cidadã no mapeamento de espécies de árvores e biodiversidade brasileira. Antes usando a plataforma de formulários do Google a mais recentemente com o iNaturalist. Todos podem colaborar, assim como o Diego, com nossos projetos https://linktr.ee/arvoresvivas . Diego é responsável por 75 observações de pau brasil dentre as mais de 800 que somamos entre os dados coletados no inaturalist e formulário. Parabéns ao Duda Menegassi por dar este espaço para tema tão relevante.


  3. Rádio Correio ON diz:

    Lindo e emocionante ver isso acontecendo aplausos a vcs por estarem refazendo o nosso Brasil.- Que 1 milhão a mais possam segui-los. Parabéns é pouco, nossa reverência a quemk se envolve nessa causa, salvar os que não estavam mais sendo.


  4. Ieda Scalisse diz:

    Que maravilha! Tenho um pé de Pau Brasil que nasceu de uma semente há quase 30 anos.